FAKE NEWS E DISCURSO DE ÓDIO

“Tem certeza que deseja seguir Regina Duarte?”: Instagram pune perfil da atriz

A punição da rede social veio após uma série de postagens no perfil que disseminavam informações falsas e discurso de ódio. 

"Tem certeza que deseja seguir Regina Duarte?": Instagram pune perfil da atriz
Regina já duvidou que os Yanomamis estivessem passando fome (Crédito: Reprodução/Instagram)

Atualmente, quem tenta seguir a atriz Regina Duarte no Instagram, recebe um alerta: “Tem certeza de que deseja seguir Regina Duarte? Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade”.

Publicidade

Junto ao aviso, o aplicativo oferece duas opções ao usuário: continuar e seguir o perfil ou cancelar a operação. O alerta só aparece se o usuário tenta seguir a atriz pelo celular. Pelo computador, o processo ocorre normalmente.

A punição da rede social veio após uma série de postagens disseminando informações falsas e discurso de ódio, o que é proibido no Instagram. Regina já fez postagens duvidando que o povo Yanomami esteja passando fome, disseminou mentiras sobre a eficácia das vacinas e questionou, sem embasamento, a transparência do processo eleitoral brasileiro.

Ela também já publicou ataques a minorias sociais como transexuais e não binários ou à população negra. Hoje, 02 de março, Regina Duarte tem 2,9 milhões de seguidores na rede social.

Quem é Regina Duarte

A artista, de 73 anos, foi secretária da Cultura durante parte do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Regina é do interior de São Paulo, da cidade de Franca.

Publicidade

Ela possui mais de 50 anos de carreira na televisão, no cinema e no teatro. Já estrelou em várias novelas, séries e se consagrou na TV Globo como uma das maiores atrizes do Brasil. Pelo seu papel na novela Minha Doce Namorada (1972), Regina passou a ser chamada de “Namoradinha do Brasil“.

Entretanto, a atriz sempre teve uma intensa participação na política. Além da sua participação no governo Bolsonaro em 2020, em 2002, Regina fez propaganda política contra o então candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando “ter medo” dele.

Regina tem três filhos, dois deles, o diretor André Duarte (1970) e a atriz Gabriela Duarte (1974), com o engenheiro Marcos Flávio Franco Cunha, com quem foi casada. O outro, o cineasta João Gomez (1981), a atriz teve com o publicitário Daniel Gómez.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.