
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agendou para esta quarta-feira (3) o acesso de técnicos militares aos códigos-fonte das urnas eletrônicas. O pedido foi feito pelo Ministério da Defesa e o TSE afirmou que levará as urnas até a Corte às 10h. Os militares poderão fazer a apuração até as 18h, segundo apurado pelo jornal O Globo.
O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, encaminhou na segunda-feira (1) um pedido de caráter “urgentíssimo” para acessar os códigos-fonte das urnas. De acordo com o TSE, o acesso para diversas entidades, inclusive para técnicos militares das Forças Armadas, está aberto desde o dia 4 de outubro de 2021. Desde lá, sete entidades, divididas entre partidos políticos e órgãos Legislativos, já se inscreveram para analisar o sistema das urnas.
“Solicito a Vossa Excelência a disponibilização dos códigos-fontes dos sistemas eleitorais, mais especificamente do Sistema de Apuração (SA), do Sistema de Votação (VOTA), do Sistema de Logs de aplicações SA e VOTA e do Sistema de Totalização (SisTot), que serão utilizados no processo eleitoral”, diz o documento enviado ao TSE.
Em ofício enviado ao TSE, Ministério da Defesa pede acesso ao código-fonte da urna eletrônica, boletins de urna e outros dados das eleições de 2014 a 2018. Os militares estipularam o prazo até 12 de agosto para terem o pedido atendido, alegando proximidade das eleições.
— Renato Souza (@reporterenato) August 2, 2022