Eleições Transparentes

TSE concede acesso ao sistema das urnas a militares

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, encaminhou na segunda-feira (1) um pedido de caráter “urgentíssimo” para acessar os códigos-fonte das urnas.

tse-autoriza-inclusao-de-9-militares-para-inspecionarem-urnas
As eleições acontecerão no dia 2 de outubro (Crédito: Antonio Augusto/Secom/TSE/Flickr)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agendou para esta quarta-feira (3) o acesso de técnicos militares aos códigos-fonte das urnas eletrônicas. O pedido foi feito pelo Ministério da Defesa e o TSE afirmou que levará as urnas até a Corte às 10h. Os militares poderão fazer a apuração até as 18h, segundo apurado pelo jornal O Globo.

Publicidade

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, encaminhou na segunda-feira (1) um pedido de caráter “urgentíssimo” para acessar os códigos-fonte das urnas. De acordo com o TSE, o acesso para diversas entidades, inclusive para técnicos militares das Forças Armadas, está aberto desde o dia 4 de outubro de 2021. Desde lá, sete entidades, divididas entre partidos políticos e órgãos Legislativos, já se inscreveram para analisar o sistema das urnas.

“Solicito a Vossa Excelência a disponibilização dos códigos-fontes dos sistemas eleitorais, mais especificamente do Sistema de Apuração (SA), do Sistema de Votação (VOTA), do Sistema de Logs de aplicações SA e VOTA e do Sistema de Totalização (SisTot), que serão utilizados no processo eleitoral”, diz o documento enviado ao TSE.

 

 

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.