veja o que mudou

Governo altera regras de controle da Covid-19 para entrada no Brasil

Com a decisão, pessoas que não se vacinaram poderão entrar no país.

Governo altera regras de controle da Covid-19 para entrada no Brasil
As novas regras já estão em vigor (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O governo federal, por meio de quatro ministérios, alterou as regras sanitárias de controle da Covid-19 para entrada de viajantes no Brasil. A decisão foi anunciada segunda-feira (12) e permite que o passageiro apresente o comprovante de vacinação ou um teste negativo para entrar no país.

Publicidade

Os ministros da Casa Civil, da Infraestrutura, da Justiça e da Saúde assinaram a portaria, que já está em vigor. Segundo o documento, a medida está alinhada com as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que segue a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Antes, para entrada no Brasil, os viajantes deviam apresentar um comprovante de vacinação, contra Covid-19, completo e emitido pelo menos 14 dias antes do embarque. Agora, os passageiros poderão escolher entre o comprovante vacinal completo ou apresentar um teste com resultado negativo ou não detectável, de antígeno ou laboratorial RT-PCR, feito em um dia antes do embarque.

“A recomendação é reiterada por posicionamento da OMS (Organização Mundial de Saúde), que ressalta que as políticas para testes e quarentena devem ser revisadas regularmente para garantir que sejam suspensas quando não forem mais necessárias”, pontuou a Anvisa.

 

Publicidade