RISCOS

Ozempic e Wegovy podem gerar distúrbio ocular, segundo estudo

Uma pesquisa recente apontou que uma substância nos medicamentos aumenta o risco de desenvolvimento de neuropatia

Uma pesquisa recente apontou que uma substância em Ozempic e Wegovy aumenta o risco de desenvolvimento de neuropatia.
Ozempic, da Novo Nordisk – Créditos: Divulgação

Recentemente, medicamentos utilizados para tratamento de diabetes e obesidade como Wegovy, Ozempic e Rybelsus, que contêm semaglutida, um ingrediente ativo comum, tem ficado famosos e ganhado destaque. No entanto, recentes estudos apontam para um possível risco aumentado de uma condição ocular séria em usuários desses medicamentos.

Publicidade

A Semaglutida é conhecida como um agonista do receptor GLP-1. Apesar dos benefícios comprovados, um estudo recente publicado na Jama Ophthalmology levantou uma preocupação relevante sobre a segurança desses medicamentos em relação à saúde ocular dos pacientes.

O estudo, realizado ao longo de 36 meses e envolvendo mais de 1600 pacientes, apontou um aumento significativo na taxa de neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NOIA-NA) entre usuários de semaglutida. Para aqueles tratando diabetes tipo 2, a incidência foi de 8,9%, enquanto para os pacientes usando o medicamento para controle de peso, a taxa foi de 6,7%. Esses números contrastam drasticamente com as taxas de incidência em pacientes que utilizavam outros medicamentos para as mesmas condições.

Após a análise, os cientistas revelaram, por fim, que o uso de medicamentos que contém a semaglutida, como o Ozempic ou Wegozy, está associado a um risco quatro vezes maior de neuropatia do que qualquer outra substância do emagrecimento.

Entenda a condição ligada ao uso de Ozempic

A NOIA-NA é caracterizada pela perda súbita e indolor da visão, causada por um fluxo sanguíneo inadequado ao nervo óptico. Esta condição é particularmente grave, sendo uma das principais causas de cegueira, atrás apenas do glaucoma. Embora o estudo aponte para uma associação entre o uso de Ozempic ou Wegozy e um risco aumentado de desenvolver a neuropatia óptica, a Novo Nordisk, fabricante dos medicamentos, destaca que o estudo possuía limitações e que não estabelece uma relação causal definitiva.

Publicidade

Apesar das descobertas, especialistas enfatizam a importância de novos estudos para investigar essa possível associação. Enquanto isso, é vital que os profissionais de saúde monitorem de perto os sinais de qualquer problema ocular em pacientes que utilizam esses medicamentos, especialmente aqueles com outros fatores de risco para complicações oculares.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.