O Ministério da Saúde foi alertado sobre a suspeita de mpox em um passageiro que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, neste domingo (25). Segundo nota oficial, a notificação partiu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que coordena o controle sanitário e migratório de entrada no Brasil, e foi encaminhada ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs).
O passageiro, que chegou durante a madrugada, foi inicialmente atendido no posto médico do aeroporto e, em seguida, transferido para uma unidade de pronto atendimento (UPA) em Guarulhos, onde passou por exames. De acordo com o comunicado, “o paciente está em bom estado e foi levado para isolamento em um hotel da região, onde ficará até os resultados dos exames estarem disponíveis, nesta segunda-feira (26)”.
Segundo a reportagem da Agência Brasil, a pasta ressaltou que as equipes de vigilância do aeroporto adotaram “todas as medidas de desinfecção e monitoramento das outras pessoas que se encontram na área de estrangeiros inadmitidos”. Não há registros de que o passageiro tenha viajado por regiões afetadas pela cepa 1b, que motivou um alerta internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) na última semana.
“O Ministério da Saúde segue acompanhando atentamente o caso ao lado do Cievs de São Paulo, da Anvisa, do Ministério de Portos e Aeroportos, da Polícia Federal e do Departamento de Migrações, ambos do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, informou o comunicado.
Siga a gente no Google Notícias