A aplicação da tecnologia em diversos setores economia e seu impacto nos negócios foi a pauta do encontro de empresários no LIDE NEXT_ Inteligência Artificial. O evento, realizado nesta quinta-feira (22), na Casa LIDE, em São Paulo, foi uma iniciativa do ex-governador de São Paulo, João Doria. O encontro reuniu gestores e empresários que vivenciam, na prática, a gestão e a transformação provocada pela tecnologia em diferentes mercados.
Aplicação da Inteligência Artificial nos negócios
A importância da IA como ferramenta imparcial, objetiva e que permite trabalhar com personalização foi destacada na exposição do CEO da Big Data, Gustavo Ioschpe. “Por isso é fundamental não focar apenas nos resultados de longo prazo, mas também nos ‘quick wins’, os ganhos rápidos para convencer aqueles que ainda estão céticos”.
Diretor de vendas do Burger King, Alexandre Cezilla explicou que a IA pode ser uma aliada “do balcão para dentro” e “do balcão para fora”. Além de auxiliar em tarefas mecânicas da cozinha, que podem ser feitas por robô, a Inteligência Artificial permite que o cliente vivencie experiências como sugestões de pedidos e personalização. “Há muito potencial nisso tudo, como a prescrição e a predição. Por isso é um grande erro pensar que a IA deve estar com a área de tecnologia. A Inteligência Artificial deve andar junto com os negócios”, explicou o executivo.
Para seguir avançando no Brasil e no mundo, um dos principais desafios da tecnologia é a segurança. Diretor de Growth da Clearsale, Rodrigo Sanchez destacou que os fraudadores estão cada vez mais especializados, e controlar e impedir esse tipo de crime é um dos grandes desafios no mercado brasileiro. “A IA é uma grande aliada, principalmente quando utilizada de forma personalizada. No entanto, é preciso ter cuidado com as diversas estratégias utilizadas na falsificação de canais. Os fraudadores também evoluem em alta velocidade”.
Durante o encontro, Fernando Mazzarolo, vice-presidente do Zé Delivery, compartilhou a história do aplicativo, que nasceu em 2015 como um prestador de serviço. “Hoje, agregamos dores que queremos resolver para o consumidor digitalmente. Também incluímos novas propostas de valores para que o Zé se torne um aliado, um facilitador, e não só um app de delivery de bebidas. É um avanço para o consumidor”.