Estudante é morto e outro fica ferido durante tiroteio em escola dos EUA

Caso ocorreu na cidade de Richfield, em Minnesota; vítima segue internada em estado grave

Um estudante é morto e outro fica ferido em tiroteio em escola dos EUA
A polícia continua em busca dos suspeitos (Créditos: Nuccio DiNuzzo/Getty Images)

Um tiroteio em uma escola em Richfield, Minnesota, nos EUA, acabou deixando um estudante morto e outro ferido, disseram as autoridades nesta terça-feira (1). Jay Henthorne, chefe da polícia disse em uma coletiva de imprensa que, “este é um dia trágico na cidade de Richfield”.

Publicidade

Os disparos aconteceram depois do meio-dia, no Centro de Educação Sul, assim que as autoridades chegaram, encontraram em uma calçada do lado de fora da escola, dois alunos baleados. O policial disse que depois do tiroteio os suspeitos fugiram.

Os dois jovens foram encaminhados para um hospital próximo, porém um deles não resistiu. Henthorne revelou que o outro aluno continua internado em estado grave, mas não revelou mais informações. A polícia continua em busca dos suspeitos. O ocorrido está em investigação. Agentes especiais do FBI de Minneapolis também responderam a relatos de tiros, disse o FBI em seu Twitter.

“Encorajamos fortemente qualquer pessoa com informações sobre este incidente a ligar para o telefone 1-888-ATF-TIPS”, disse o chefe da polícia. “Nossos corações estão com as famílias, estudantes e a comunidade impactada por este evento horrendo e trágico”.

“URGENTE: Agentes especiais do @FBIMinneapolis estão respondendo a relatos de um tiroteio perto de uma escola em Richfield, Minn. Esta é uma situação em desenvolvimento. Consulte @RichfieldPD para atualizações oficiais de notícias.”

Publicidade

O Centro de Educação do Sul atende cerca de 200 alunos da pré-escola a 21 anos em programas de educação especial e aprendizado alternativo, disse uma mensagem postada no site do distrito 287.

Sandra Lewandowski, superintendente, disse em comunicado no site do prédio que estava sendo esvaziado que os pais poderiam buscar seus filhos em um local seguro. O distrito trabalhava para reunir todos os alunos com seus familiares e proteger todos os prédios escolares.

Publicidade

“Não há palavras para descrever a bravura exibida por nossa equipe no Centro Educacional e autoridades locais hoje”, disse Lewandowski em comunicado. “Ninguém deveria ter que responder a uma tragédia como essa e nos comprometemos a apoiar o bem-estar de funcionários, alunos e familiares enquanto eles se recuperam desse incidente”, acrescentou.

A superintendente finalizou dizendo, “é sempre difícil entender um incidente como esse e é um momento especialmente importante para pedir apoio. O distrito 287 está pronto para apoiar nossos alunos e funcionários conforme necessário enquanto nos recuperamos dessa tragédia”.

Tim Walz, governador de Minnesota, em sua conta do Twitter disse que estava sendo informado sobre a situação. “Nosso Departamento de Segurança Pública está em contato com as autoridades locais e estamos monitorando a situação de perto”, escreveu o governador.

Publicidade

“Atualmente estou sendo informado sobre a situação em Richfield. Nosso Departamento de Segurança Pública está em contato com as autoridades locais e estamos monitorando a situação de perto.”

Em um comunicado publicado também no Twitter, o procurador-geral de Minnesota, Keith Ellison, disse estar “profundamente triste e zangado” após o tiroteio. “Meu escritório e eu apoiaremos a aplicação da lei e os promotores de todas as maneiras que pudermos para resolver esse crime e responsabilizar os responsáveis”, disse Ellison.

Publicidade

“Tiro em escolas, tiroteios em massa e violência armada acontecem com muita frequência – e nunca devemos ficar entorpecidos ou dessensibilizados. Devemos manter nossos corações abertos a toda a indignação e manter nossas mentes abertas a todas as soluções para acabar com isso. Não devemos aceitar mais morte e vidas dilaceradas”, concluiu.

Attorney General Keith Ellison: “Tiroteios em escolas, tiroteios em massa e violência armada acontecem com muita frequência – e nunca devemos ficar entorpecidos ou insensíveis. Devemos manter nossos corações abertos a toda a indignação e manter nossas mentes abertas a todas as soluções para acabar com isso. Não devemos aceitar mais morte e vidas dilaceradas.”

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.