emergência global

União Europeia aprova vacina contra varíola dos macacos

A decisão ocorre depois da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), ter dado sinal verde, na sexta-feira (22), para o uso do imunizante.

uniao-europeia-aprova-vacina-contra-variola-dos-macacos
Amostra de varíola dos macacos em laboratório (Crédito: Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images)

A Comissão Europeia aprovou a vacina Imvanex, do grupo farmacêutico Bavarian Nordic, contra a varíola dos macacos. O anúncio foi feito pelo laboratório dinamarquês nesta segunda-feira (25).

Publicidade

“Esta aprovação da vacina contra a varíola dos macacos é um exemplo da boa cooperação entre a Bavarian Nordic e os reguladores europeus, uma extensão de uso que costuma levar de seis a nove meses”, disse o fabricante dinamarquês em um comunicado.

A decisão ocorre depois da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), ter dado sinal verde, na sexta-feira (22), para o uso do imunizante. A vacina Imvanex já está autorizada desde 2013 na União Europeia (UE).

Outro fator que influenciou na escolha da Comissão foi a decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de ativar, no sábado (23), seu nível mais alto de alerta pelo aumento de casos de varíola dos macacos. Os casos registrados passaram de 16.000 no final da semana passada. A maioria das ocorrências é na Europa.

A vacina Imvanex é comercializada como Jynneos nos Estados Unidos, onde tem licença contra a varíola dos macacos desde 2019. É o único fármaco com autorização para atuar na prevenção da doença.

Publicidade

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.