Tribunal Superior Eleitoral

Candidaturas a deputado estadual caem em 20 estados

No entanto, as candidaturas a deputado federal cresceram cerca de 20%, em comparação com o último pleito.

candidaturas-a-deputado-estadual-caem-em-20-estados
Câmara dos Deputados (Créditos: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

No pleito eleitoral desde ano, o registro de candidaturas é menor do que o das eleições anterior. Serão  28.460 candidatos em 2022, 625 a menos do que havia quatro anos atrás. Em 20 estados, há menos candidatos do que em 2018.

Publicidade

Segundo a CNN, a redução foi influenciada pela disputa às assembleias legislativas. Em consideração dos candidatos ao cargo de deputado estadual, a queda é de aproximadamente 11%.

No entanto, as candidaturas a deputado federal cresceram cerca de 20%, em comparação com o último pleito. Ao todo, mais de 10 mil pessoas concorrem uma vaga na Câmara Federal.  Os estados que tiveram aumento no número de candidaturas às Assembleias Estaduais são Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Tocantins.

Segundo o cientista político e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fernando Meireles, há um “componente de nacionalização” nos partidos, que tendem a privilegiar a Câmara dos Deputados no que diz respeito às disputas parlamentares.

Nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro e Distrito Federal, a queda de candidaturas às Assembleias Legislativas passa de 35%. “O partido precisa montar uma lista [de candidatos] com nomes que tenham chance de se eleger individualmente. Vale a pena investir em um número menor de candidatos, mas que sejam mais competitivos”, avalia Meireles, comenta o especialista.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.