modificação genética

Produtor de Atibaia cria morango branco

O produtor se dedica a pesquisas sobre morangos desde 2018. A referência da fruta branca vem do Japão, onde ele viveu mais de 20 anos.

produtor-de-atibaia-cria-morango-branco
Morango branco produzido em Atibaia (Créditos: Divulgação/ Aflânio Tomikawa)

Em Atibaia, interior de São Paulo, um produtor investiu em mudanças genéticas e criou um morango branco. Aflânio Tomikawa, responsável pelo fruto modificado afirma que ele é branco por fora e por dentro, preservando a textura e o aroma natural.

Publicidade

O produtor se dedica a pesquisas sobre morangos desde 2018.  A referência da fruta branca vem do Japão, onde ele viveu mais de 20 anos. Em seus trabalhos, segundo o portal g1, descobriu a possibilidade de cruzamentos genéticos entre espécies variadas e que poderiam gerar frutas de cores diferentes.

“É feito um processo de modificação genética com o cruzamento de espécies selecionando a qualidade que a gente quer, como sabor, doçura. Nesse caso, cruzamos com espécies de frutos que tem baixo nível de antocianina, a substância responsável pela cor vermelha do morango tradicional. E é por isso que eles ficam brancos”, explica Aflânio.

No país asiático de referência, na Europa e nos Estados Unidos já existe o morango nessa versão. O produtor explica que o fruto modificado é mais doce do que o comum. Além disso, ele explica que é mais macio e possui menor acidez.

“A gente ainda está trabalhando em outras versões, com ele alaranjado e até um tom de vinho. Estamos com boa expectativa para o público provar a fruta nessa versão diferente”, conta.

Publicidade

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Aflanio Tomikawa (@aflaniotomikawa)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.