O mais intenso do ano

Super tufão com ventos de até 257 km/h se desloca rumo ao Japão

Tufão está a apenas 23km/h de diferença de velocidade do furacão Katrina.

Meteorologistas esperam que tempestade se acalme até o fim de semana (Créditos: NASA via Getty Images)

O super tufão Hinnamnor, considerado pelos meteorologistas o mais intenso do ano até agora, está avançando em direção ao Japão, de acordo com o que foi observado na noite desta quarta-feira (31), enquanto o fenômeno se deslocava no Oceano Pacífico rumo ao continente asiático.

Publicidade

Uma tempestade pode ser classificada como ciclone, tufão ou furacão quando ultrapassa a velocidade de 119km/h. No caso do Hinnamor, o evento climático se caracteriza como super tufão por seus ventos atingirem até 257km/h.

O fenômeno estão 37 quilômetros por hora a mais do que se é necessário atingir para se estar na categoria de super tufão. Em comparação com outras tempestades, o Hinnamnor é 23km/h mais lerdo que o furacão Katrina, mas 17lm/h mais veloz que o furacão Ida, que destruiu o sul dos EUA em 2021.

No momento, o Hinnamor está sob área marítima das Filipinas e segue em direção ao Japão pelo sul, mas o super tufão não afetou diretamente as condições climáticas no país, segundo a Administração de Serviços Geofísicos e Astronômicos Atmosféricos das Filipinas (Pagasa).

Publicidade

Publicidade

De acordo com os meteorologistas da Yale Climate Connections, serviço de informação ambiental da Universidade de Yale, é esperado que a velocidade do tufão diminua entre essa quinta-feira (1) e sexta-feira (2).

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.