RECUAR E LUTAR

Rússia ordena retirada de tropas da cidade ucraniana de Kherson

Líderes russos estão comparando a decisão com o recuo estratégico de Moscou feito durante as guerras napoleônicas.

Ucranianos ainda duvidam se poderão entrar na cidade sem conflito. (Créditos: John Moore/Getty Images)

Generais russos anunciaram nesta quarta-feira (9) que estarão tirando suas tropas da cidade de Kherson, capital homônima de uma das províncias ucranianas anexadas pela Rússia. A decisão, de acordo com a versão russa, foi para preparar uma defesa mais forte do outro lado do rio que corta a região.

Publicidade

De acordo com a agência de notícias Al Jazeera, o anúncio partiu do general Sergei Surovikin durante uma fala para a televisão estatal russa, na qual ele afirmou que seria impossível continuar suprindo as tropas localizadas na cidade. No lugar, o oficial sugeriu montar uma defesa no lado oriental do rio Dnieper.

Eu entendo que essa é uma decisão muito difícil, mas ao mesmo tempo nós vamos preservar o que é mais importante – a vida dos nossos soldados e, no geral, a efetividade de combate do grupo de tropas, o qual é fútil de ser mantido na margem ocidental, numa área limitada“, explicou o general.

Mapa da cidade de Kherson com o rio Dniepre. (Reprodução/Google Maps)

A Al Jazeera também noticiou que Ramzan Kadyrov, líder checheno que já chegou a defender o uso de armas nucleares de menor potencial na guerra, prestou seu respeito ao “passo para trás” dado por Surovikin. “(ele) fez a difícil, porém certa, escolha entre sacrifícios sem sentido em nome de declarações barulhentas e salvar as inegociáveis vidas dos soldados“, disse Kadyrov.

No entanto, líderes ucranianos acreditam que as tropas russas podem tentar oferecer uma última luta antes de abandonar a cidade. Kherson é a única capital provinciana controladas pela Rússia entre as quatro províncias anexadas, com um enorme valor estratégico para ambos os invasores e os resistentes.

Publicidade

As suspeitas também foram alimentadas pelas explosões de pontes que ficam no caminho entre a cidade e a travessia do rio, que ucranianos estão acreditando ser uma estratégia dos russos para atrasar seu avanço.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.