A agência de notícias estatal russa, a TASS, noticiou que o presidente Vladimir Putin não irá comparecer pessoalmente na 17ª reunião da cúpula do G20, que acontecerá em Bali, na Indonésia.
A notícia foi recebida com surpresa, visto que a presença de Putin parecia certa. Tanto o presidente da Indonésia, Joko Widodo, quanto o assessor do líder russo, Yury Ushakov, haviam confirmado que ele iria comparecer.
No lugar de Putin, será Sergei Lavrov, ministro das relações exteriores do país, que irá pessoalmente para a reunião do G20. A participação do presidente ainda é esperada, mas por conferência de vídeo.
O Kremlin não forneceu justificativas para a mudança de decisão repentina. Uma alternativa possivel é que isso faz parte de uma estratégia de Putin para evitar ser confrontado sobre a guerra que tem travado com a Ucrânia. Havia uma expectativa mundial de que Putin se reuniria com Joe Biden (EUA) e Xi Jinping (China) para tratar do assunto.
A reunião seria a primeira oportunidade de Putin e Biden se encontrarem face a face desde que a Rússia iniciou sua ofensiva contra a Ucrânia. No entanto, o G20 ainda proporcionará o encontro entre Biden e Xi Jinping, cujos países vêm se antagonizando por causa da questão de Taiwan.
De qualquer forma, Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky não poderiam se encontrar, pois o presidente da Ucrânia já havia afirmado que não iria comparecer ao G20 se Putin fosse à reunião.
“My position, and the position of Ukraine, was that if the leader of Russia participates, then Ukraine will not,” President Volodymyr Zelensky said on Nov. 3.
Zelensky and Russian President Vladimir Putin were both invited to participate in the G20 summit.https://t.co/tqBdYty2Xl
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) November 3, 2022
Em entrevista para a AFP news, Luhut Binsar Pandjaitan, um dos responsáveis por organizar o G20, afirmou que Putin informou previamente e negociou a sua não ida com o presidente do pais que hospedará o evento. Quando questionado sobre um motivo, Pandjaitan respondeu que “talvez o presidente Putin esteja ocupado em casa” e que respeitaria isso.