Diga-me, você pretende dar presentes no final do ano? Se sua resposta for sim, então você precisa se preparar financeiramente para isso!
É fato que se tornou uma “rotina”. As pessoas esperam presentes, principalmente se você sempre deu. Mas é claro, a decisão é sua de dar ou não presentes.
Não basta só dizer que vai “gastar pouco” ou “dar presentes mais baratos”, é preciso colocar no papel os custos para não comprometer o seu planejamento financeiro.
Então vamos lá! 3 Etapas para se preparar financeiramente para os presentes de final de ano.
1ª ETAPA
Primeiro, você precisa fazer uma lista e identificar as pessoas que pretende presentear. Isso mesmo, colocar os nomes.
E quem não estiver nesta lista, não ganhará, é claro.
Essa lista é muito importante. Seja sincero.
E se você for se presentear, você também precisa estar nesta lista.
Então pegue um papel e caneta, faça em seu computador, celular ou outro método que goste mais. Faça uma lista com o nome das pessoas que pretende presentear.
2ª ETAPA
Agora que já tem a lista, ao lado do nome, determine o valor limite que pretende gastar com cada presente.
Todo custo precisa ser descrito inclusive das embalagens, caixas e fitas, afinal elas custam dinheiro.
Agora some tudo e confira o valor.
Antes de sair comprando, você precisa refletir sobre a seguinte questão:
Este valor está de acordo com o seu planejamento financeiro? Ou seja, este custo cabe no seu bolso? Você pode gastar este valor sem comprometer o seu orçamento?
Se sim, ótimo! Você pode passar para a 3ª Etapa.
Destaco que o valor total dos presentes precisa estar previsto em seu planejamento financeiro pessoal com antecedência para que você não “fique no vermelho”.
Se o valor total da lista que fez não couber no seu orçamento, você precisa reduzir o valor que pretende investir em cada presente ou ainda diminuir a lista das pessoas que precisa presentear. Os custos precisam estar adaptados a sua realidade financeira! Nada de dar presentes se eles não couberem no orçamento, senão depois será você quem terá uma surpresa nada positiva…
Se este for o seu caso, refaça a lista das pessoas que pretender presentear e o valor que presente gastar para que se adapte a sua realidade financeira.
O grande ponto desta segunda etapa é que você determine um valor total que pretende gastar com os presentes do final do ano e que este valor esteja previsto no seu orçamento financeiro.
Refez a lista? Então vamos em frente!
3ª ETAPA
Com a lista e valores definidos, determine os presentes que irá dar. E lembre-se eles não podem ultrapassar o valor que determinou para cada pessoa. Percebeu que o presente em si, ou seja, o que vai dar é a última coisa a ser definida?
Primeiro, sempre planejar, depois comprar se couber no orçamento sem comprometê-lo.
Agora, determine uma data para você comprar todos os presentes, seja presencialmente ou online. Programa-se, não faça com pressa para você poder pesquisar os preços em pelo menos 3 estabelecimentos.
E fique atento para seguir a lista! Afinal, você planejou.
Bons presentes de final de ano para você!
*Autora do livro “Planejamento Financeiro: você no controle!”
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.
Ver essa foto no Instagram