Uma explosão atingiu um seminário religioso no Afeganistão, na província de Samangan, nesta quarta-feira (30). De acordo com um porta-voz da província, 16 pessoas morreram.
Emdadullah Muhajir, porta-voz do governo provincial de Samangan, afirmou que ao menos 24 pessoas ficaram feridas com a explosão. A causa da explosão ainda não foi divulgada.
“São todos crianças e pessoas comuns”, disse à AFP o médico de um hospital da cidade de Aybak, capital da província de Samangan.
Desde que assumiu o país no ano passado, o Talibã afirma que está focado em proteger a nação devastada pela guerra. Nos últimos meses, ocorreram diversos ataques, alguns dos quais tiveram a autoria reivindicada pelo Estado Islâmico. Em setembro, um ataque suicida em uma instituição de ensino em Cabul, capital do Afeganistão, deixou 19 pessoas mortas com uma explosão. De acordo com a polícia, até então não houve reivindicação da autoria desse ataque.
Em 2020, um ataque em um centro educacional no oeste de Cabul, reivindicado pelo Estado Islâmico, deixou 24 pessoas mortas, entre elas estudantes e adolescentes.
Atentado com homem-bomba mata 19 em escola no Afeganistão
Ao menos outras 27 pessoas ficaram feridas após a explosão em Cabul; nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque https://t.co/XS3eRRnI5D #R7 #portalr7 pic.twitter.com/hSOxqPxOc1
— Portal R7.com (@portalR7) September 30, 2022