André Fufuca e Silvio Costa Filho são os novos ministros do governo
Fufuca assumirá o Ministério do Esporte no lugar de Ana Moser, demitida do cargo; Costa Filho será ministro de Portos e Aeroportos, na vaga de Márcio França, que assume a nova pasta da Micro e Pequena Empresa
Os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) foram confirmados como novos ministros do governo Lula. Os dois parlamentares são filiados a partidos que integram o chamado Centrão.
Fufuca assumirá o Ministério do Esporte no lugar de Ana Moser, demitida do cargo, enquanto Costa Filho será ministro de Portos e Aeroportos, na vaga de Márcio França, que assume a nova pasta da Micro e Pequena Empresa.
Publicidade
O objetivo das mudanças é tentar ampliar a base de apoio do governo federal no Congresso Nacional. Dessa forma, garante o maior número de votos, em especial na Câmara.
As bancadas do PP e do Republicanos somam, respectivamente, 49 e 41 deputados.
As alterações agradam o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que é próximo dos novos ministros. Lira também tem entre seus aliados Celso Sabino (União-PA), nomeado por Lula em julho como ministro do Turismo.
Segundo nota divulgada pelo Planalto, a nomeação e a posse dos novos ministros serão realizadas no retorno da viagem de Lula à cúpula do G20, prevista para ocorrer entre os dias 7 e 10.
Publicidade
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quarta-feira (6/9) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Rep-Pernambuco). Os deputados foram convidados, respectivamente, para os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, e aceitaram o convite. A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente Luiz Inácio lula da Silva da reunião do G20. O ministro Márcio França assumirá a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas”.
Fufuca
O Líder do PP na Câmara André Fufuca é médico e tem 33 anos, está no terceiro mandato como deputado federal. Antes, foi deputado estadual no Maranhão. O novo ministro vem de uma família tradicional na política do Maranhão. O pai, Fufuca Dantas, é prefeito de Alto Alegre do Pindaré.
Em 2016, Fufuca integrou a tropa de choque do então presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB-RJ), votando contra a cassação do parlamentar no Conselho de Ética da Casa. O deputado tinha boa relação no Planalto no governo de Jair Bolsonaro (PL) e, na eleição passada, esteve ao lado de Flávio Dino (PSB-MA), atual ministro da Justiça de Lula.
Publicidade
“O grande desafio que se mostra vai ser colocar o esporte definitivamente como política de Estado, com sua inegável importância social e cultural. Vou me debruçar sobre estratégias, planos e metas em busca de resultados”, disse.
Silvio Costa Filho
Silvio Costa Filho tem 41 anos e está no segundo mandato de deputado federal, e é filiado ao Republicanos. No mandato anterior, relatou a aprovação do projeto que concedeu autonomia ao Banco Central.
Com formação em pedagogia, Silvinho, como é chamado por colegas, iniciou a carreira política como vereador, em Recife (PE). Também foi deputado estadual.
Publicidade
O novo ministro é filho do ex-deputado federal Silvio Costa, que se notabilizou em 2016 na tropa de choque da então presidente Dilma Rousseff, que tentou sem sucesso barrar o processo de impeachment que levou Michel Temer à Presidência.
O novo ministro esteve com Lula na eleição, apesar de seu partido ter apoiado o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, filiado ao Republicanos.
Minha boa lembrança do agora Ministro @silviocostafilho, quando cheguei em Brasília. Que Deus te abençoe na nova Missão meu irmão. #tamujuntopic.twitter.com/R8hpb9bGsE
Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.
Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade