FATOS E NÚMEROS

Quando e onde foi estabelecida a 1ª escola de Agronomia no Brasil?

Veja algumas curiosidades do agronegócio.

Quando e onde foi estabelecida a 1ª escola de Agronomia no Brasil? Veja algumas curiosidades do agro
O Brasil detém vários recordes no setor do agro (Crédito: Canva Fotos)

A primeira escola de Agronomia no Brasil data da época do reinado de D. Pedro II. A partir daí, o agronegócio no Brasil foi se desenvolvendo. Nos últimos anos, é um setor da economia que mais tem crescido – isto todo mundo sabe. Mas, o que nem todos sabem é que o agronegócio “esconde” algumas curiosidades.

Publicidade

Separamos cinco fatos talvez pouco desconhecidos de boa parte da população brasileira sobre o setor do agronegócio no país. Veja abaixo:

1- O Brasil tem 5,07 milhões de agricultores para uma população total de 207 milhões de habitantes. As terras dos estabelecimentos do agro ocupam uma área total de 351,289 milhões de hectares (ha), ou seja, cerca de 41% da área total do país de 851,487 milhões de ha. Os números foram divulgados pela Agência Brasil com estudos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

2- O rebanho bovino no Brasil é de 224,6 milhões de cabeças espalhadas pelo 26 estados e também no Distrito Federal. Mato Grosso é o líder, com 32,6 milhões de cabeças; Goiás vem a seguir com um rebanho de 24,3 milhões. O Valor Bruto da produção na pecuária foi de R$ 374,23 bilhões em 2022 (dados do IBGE).

3- O Brasil é o maior produtor de laranja e suco de laranja no mundo. A produção mundial de laranja está estimada em 1,2 bilhões de caixas de 40,8 kg, segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) para a safra 2022. O Brasil detém, com 1,1 milhão de toneladas, mais 60% da produção de suco de laranja no mundo; os Estados Unidos, com 190 mil, aparecem logo após. Na produção da fruta, o Brasil também é líder com 17,2 milhões de toneladas, à frente da China (8,5 milhões).

Publicidade

4- Ainda sobre o suco de laranja, o estado de São Paulo, responde sozinho 80% da produção brasileira; o que já daria o título de maior produtor mundial, sendo responsável por quase 28% da produção mundial.

5- Um pouco de história da agronomia no Brasil. A primeira escola para agrônomos no Brasil foi criada na época do Império, em 1875. Porém, a profissão de engenharia de agronomia só foi reconhecida em 1933.

A ciência agronômica surgiu no Brasil na segunda metade do século XIX, resultante da gradativa extinção da escravidão e do declínio da cana-de-açúcar no Nordeste (NE). A aristocracia agrária em processo de decadência no NE, devido ao deslocamento do eixo econômico do país para o Sudeste. Antes de 1875, porém, foi fundado, 16 anos antes, o Imperial Instituto Baiano de Agricultura, em Salvador, com o objetivo de desenvolver uma tecnologia para substituir a mão-de-obra escrava e melhorar a produtividade das lavouras.

Publicidade

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.