Destruição da Natureza

Amazônia perde área equivalente ao RJ em abril

Em comparação ao mesmo período de 2021, há um crescimento de 54% no desmatamento, o que marcou abril de 2022 como o pior desde 2008.

Amazônia perde área equivalente ao RJ em abril
Além da violência contra o meio ambiente, há também a violência contra os povos indígenas da região (Crédito: Mario Tama/Getty Images)

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou, nesta quarta-feira (11), um relatório que aponta que a área equivalente ao desmatamento na Amazônia em abril, é igual a área da cidade do Rio de Janeiro.

Publicidade

Segundo dados do relatório, a área desmatada chega a 1.197 km², quase do mesmo tamanho da cidade do Rio, que tem 1.200 km². Em comparação ao mesmo período de 2021, há um crescimento de 54% no desmatamento, o que marcou abril de 2022 como o pior desde 2008.

Publicidade

A devastação atingiu com força a Terra Yanomami, que fica nos estados de Roraima e do Amazonas. A Terra ocupa o topo da classificação de risco. Só em abril, foi desmatada uma área equivalente a 100 campos de futebol na terra indígena.

O Estado do Mato Grosso é o que mais desmata pelo quarto mês consecutivo, com 372km² derrubados. Em seguida vêm os estados do Amazonas (348km²) e do Pará (243km²). Juntas, estas áreas apresentadas equivalem a mais de 90.000 campos de futebol. Infelizmente a situação segue para bater o recorde anual de desmatamento.

 

Publicidade