Menino Deus

Bairro de Porto Alegre volta a alagar; previsão é de temporal nos próximos dias

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) apontou causas distintas para as inundações em diferentes pontos da vizinhança

A prefeitura de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, considera a construção de uma "cidade" provisória para abrigar as cerca de dez mil pessoas desalojadas no município, decorrente das enchentes que acometem o estado.
Centro de Porto Alegre inundado pelas águas do Guaíba, depois de grandes volumes de chuva no estado – Créditos: Gustavo Mansur/Palácio Piratini via Agência Brasil

Nesta quarta-feira (22), as ruas do bairro Menino Deus, em Porto Alegre, foram novamente tomadas por alagamentos, causando preocupação entre os moradores e complicando o trânsito na região. As vias afetadas incluem trechos das ruas Coronel André Belo, Barão do Gravataí, 17 de Junho e Avenida Praia de Belas. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) apontou causas distintas para as inundações em diferentes pontos do bairro.

Publicidade

Segundo o Dmae, o alagamento nas ruas Coronel André Belo, Barão do Gravataí e 17 de Junho está relacionado ao desligamento temporário da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) 16, ocorrido em 6 de maio. Esta ação deixou os bairros Menino Deus e Cidade Baixa alagados naquela ocasião. O Dmae informou em suas redes sociais que a estação já foi religada, permitindo o escoamento da água em direção ao Guaíba.

Quanto ao trecho da Avenida Praia de Belas, o motivo do alagamento, segundo o órgão, está relacionado ao fato de que a água busca o Arroio Dilúvio, que estaria cheio. Por isso, devido à gravidade, a água retorna às ruas pelos bueiros.

Previsão do Inmet destaca chuvas em Porto Alegre

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado alertando para a previsão de temporais no Rio Grande do Sul entre esta quarta-feira (22) e quinta-feira (23). Os municípios que devem ser afetados estão nas áreas Sudoeste, Centro, Sudeste e Metropolitana de Porto Alegre, Noroeste. O aviso meteorológico classificou a situação como “laranja”, indicando perigo de tempestade.

As chuvas previstas pelo INMET podem atingir entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo. Os transtornos podem incluir corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Publicidade

Segundo a Climatempo Meteorologia, uma nova área de baixa pressão intensifica as instabilidades no estado a partir desta quarta-feira (22), resultando em uma nova frente fria. Na quinta-feira (23), esta frente fria se desloca para o oceano, com uma nova área de baixa pressão se formando à noite na costa, o que pode agravar as instabilidades.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.