Um homem que transportava em três malas 300 pássaros silvestres foi detido neste sábado (23) no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Civil, o homem preferiu não dar depoimentos. No entanto, ele assinou o termo de compromisso e foi liberado. Já os pássaros foram apreendidos e mandados ao CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres).
Uma publicação do jornalista André Trigueiro sobre o caso acabou viralizando nas redes sociais. Ele mostra imagens dos pássaros apreendidos e diz que eles seriam usados para “rinha”, o mesmo que brigas entre os animais. Além do mais, o jornalista escreve que “o criminoso confessou ter feito isso outras 15 vezes”. Porém, a Polícia Civil não confirma essa informação.
Um homem vindo de Roraima foi detido no aeroporto de Brasília c/300 canários da terra em 3 malas. Os animais seriam usados em rinha.O criminoso (que confessou ter feito isso outras 15 vezes) prestou depoimento na delegacia e foi LIBERADO! A Lei de Crimes Ambientais precisa mudar! pic.twitter.com/OxHSc2ByjW
— André Trigueiro (@andretrig) July 24, 2022
Após o ocorrido, a Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, pronunciou-se por meio de uma nota dizendo que o aeroporto “adota a política de tolerância zero ao tráfico de vidas silvestre” e que também “trabalha constantemente com os órgãos públicos, funcionários e com avisos aos passageiros com o objetivo de combater o tráfico internacional de vida selvagem, identificando suspeitos do comércio ilegal”.