
Alunos da UERJ de São Gonçalo estão denunciando nas redes sociais mensagens racistas e misóginas coladas no banheiro da instituição na quarta-feira (10). As mensagens incentivam o estupro de mulheres pretas e pregam o fim das cotas raciais.
Os cartazes foram feitos com folhas de cadernos e colados no banheiro masculino do bloco A da Faculdade de Formação de Professores (FFP). Estudantes tiraram fotos das cenas e as divulgaram nas redes sociais.
As mensagens pregavam “Estrupo das pretas” e “fim das cotas“. Os alunos acreditam que o ato racista cometido foi uma resposta ao protesto ocorrido em defesa das cotas na UERJ na semana anterior com o slogan ‘cota não é esmola.’
Segundo caso de Racismo dentro da UERJ/FFP em menos de 2 semanas.
Fica muito difícil de viver em um ambiente democrático na universidade pública com ataques frequentes como esses que tem acontecido!#licenciatura#professores#racismo#uerj pic.twitter.com/deEabbnubr
— Saulo Quintanilha (@SauloQuinta) August 11, 2022
A FFP se manifestou através de uma nota de repúdio em suas redes sociais em que condena as mensagens racistas, o chamando de intolerável, e alega que estará realizando um boletim de ocorrência sobre o caso para a reitoria da UERJ e procuradoria.
Confira um trecho da nota abaixo: