DENÚNCIA NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

Outback ‘cancelado’? Entenda o que aconteceu com a rede após vídeo viralizar

Cliente relatou em suas redes sociais que funcionários foram obrigados a atender os consumidores de joelhos.

Outback 'cancelado'? Entenda o que aconteceu com a rede após vídeo viralizar
Rede de restaurantes disse ter extinguido a prática depois da exposição nas redes (Crédito: Scott Olson/Getty Images)

O Outback está sendo ‘cancelado’ entre internautas depois de uma advogada relatar ter identificado práticas abusivas em relação aos trabalhadores. Depois do relato, uma denúncia foi aberta no Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA) porque, segundo a cliente, os funcionários eram obrigados a se ajoelhar para atender aos consumidores.

Publicidade

“Cheguei ao Outback, que inaugurou agora na minha cidade, São Luís do Maranhão, e uma mulher veio me atender e do nada ela abaixou, não percebi de primeiro momento. Depois veio outro me atender e ajoelhou de novo. Nessa hora não me aguentei e perguntei: ‘Moça, por que você está de joelho?’. E ela respondeu que é ‘tradição do restaurante'”, narrou Ana Beatriz o episódio do dia 16 de março em um vídeo publicado nas redes sociais.

@anabeatrizisaias♬ som original – Ana Beatriz | Advogada

Ela contou que chegou a pedir para que a funcionária não a atendesse de joelhos, mas a resposta da mulher foi que ela não poderia porque a prática era parte das normas da empresa para garantir que os atendentes ficassem no “mesmo patamar” dos clientes.

Depois de ‘cancelado’, o Outback se pronunciou sobre o caso e afirmou nunca ter existido a exigência para que os funcionários ficassem de joelhos, mas sim que se igualassem ao nível dos olhos dos clientes, para nunca olhá-los de cima. A rede de restaurantes dos Estados Unidos também declarou no domingo (19) que o protocolo para que os funcionários se agachassem foi extinto. A denúncia do MPT foi feita na segunda-feira (20).

Publicidade

Em nota publicada pelo portal g1, o Outback informou “que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil. Todos os restaurantes serão orientados a não utilizá-la mais. A recém-inaugurada unidade do Outback em São Luís do Maranhão também receberá a orientação em relação ao procedimento operacional.”

Com a repercussão do caso, inúmeros internautas reagiram e relataram outras situações e episódios envolvendo o nome dos restaurantes.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.