Ferrari BR20, a nova joia da Cavallino sob encomenda

Baseado no GTC4Lusso, o excelente supercarro foi projetado para um cliente fiel da marca italiana que participou de todas as fases de sua criação.

Ferrari BR20, a nova joia da Cavallino sob encomenda
O BR20 é cerca de sete centímetros mais comprido do que o modelo de onde veio. (Crédito: Divulgação)

Este novo coupé de dois lugares V12 baseia-se na plataforma GTC4Lusso que, em termos de filosofia e estilo, remete para os coupés dos anos 50/60. Na verdade, o carro segue as proporções e a elegância típicas de alguns dos 12 cilindros mais icônicos da história da marca italiana, incluindo o 410 SA e o 500 Superfast.

Publicidade

O BR20 é cerca de sete centímetros mais comprido do que o modelo de onde veio, graças em particular ao tratamento do balanço traseiro que cria uma silhueta que enfatiza as proporções do veículo tanto quanto possível.

Em comparação com o GTC4Lusso, os dois bancos traseiros foram removidos para obter uma linha mais dinâmica com um efeito fastback acentuado.

Uma das modificações mais radicais foi feita no volume da cabine. Como resultado das mudanças, os designers liderados por Flavio Manzoni puderam imaginar proporções inovadoras.

A solução adotada para o formato do habitáculo cria um efeito semelhante ao de um par de arcos que se estendem longitudinalmente, do pilar A ao spoiler traseiro. Para iluminar visualmente a cabine, a pintura preta do teto conecta o pára-brisa à janela traseira, elevada acima da superfície da porta traseira para canalizar o fluxo de ar.

Publicidade

Os detalhes em fibra de carbono que abundam no carro destacam as qualidades dinâmicas e o nível de desempenho que este 4×4 oferece. A grade larga apresenta um elemento superior de fibra de carbono que cria uma continuidade estilística com outros modelos únicos recentes, enquanto as inserções cromadas sem precedentes em ambos os lados enfatizam ainda mais o dinamismo da frente.

Existem inúmeros elementos criados especificamente para o BR20, incluindo os faróis inferiores e as luzes diurnas que são mais finas do que as do GTC4Lusso, que fazem o capô dianteiro parecer ainda mais comprido. Já as rodas, também desenhadas exclusivamente para este modelo especial, são de 20 polegadas e apresentam acabamento diamantado tom sobre tom.

O musculoso pára-choque traseiro combina perfeitamente com um veículo de aparência agressiva como este; as lanternas traseiras duplas interagem visualmente com os tubos de escape, que são mais baixos e rebaixados em um difusor aerodinâmico proeminente com aletas ativas sob o corpo. As pontas de escape duplas redondas também foram projetadas especificamente para este modelo personalizado.

Publicidade

No que se refere ao interior, distingue-se pelo estofamento em pele, em duas tonalidades de castanho, que se combinam com a fibra de carbono seguindo as instruções do proprietário.

A cabine se estende do pára-brisa ao compartimento de carga traseiro, proporcionando aos ocupantes uma sensação única de leveza e espaço. Painéis de carvalho com inserções de fibra de carbono decoram o banco traseiro, alças internas e plataforma de bagagem, o que esconde uma área de carga mais profunda quando dobrado.

Do lado do motor, é igual ao Ferrari GTC4Lusso, que entrega uma potência de 690 cv a 8.000 rpm e um torque máximo de 71 kgm (697 Nm) a 5.750 rpm.

Publicidade

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.