DESCOBERTA

Novo estudo sugere que Marte tem oceano ‘escondido’

A partir de medições da sonda Mars InSight, da Nasa, cientistas creem que ainda há resquícios da água que estava no planeta há 3 bilhões de anos

A partir de medições da Nasa cientistas creem que ainda há resquícios da água que estava em Marte há 3 bilhões de anos.
A água estaria localizada entre 11,5 e 20km de profundidade na crosta marciana – Créditos: Canva

As medições realizadas pela sonda Mars InSight, da Nasa, trouxeram novas revelações sobre a presença de água em Marte. A agência espacial estadunidense revelou nesta segunda-feira (12) que detectaram possibilidade de água em estado líquido no subsolo do planeta.

Os cientistas detectaram mais de 1300 tremores marcianos antes de encerrar as operações da sonda há dois anos. Conforme as descobertas, a água estaria localizada entre 11,5 e 20 km de profundidade na crosta marciana.

Provavelmente, essa substância se infiltrou no solo há bilhões de anos, quando Marte possuía rios, lagos e, possivelmente, oceanos. A descoberta foi publicada em um artigo na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, e representa mais uma evidência de que Marte possui água em um estado subterrâneo significativo.

Água subterrânea em Marte: o que isso significa?

Vashan Wright, cientista líder do estudo e pesquisador do Scripps Institution of Oceanography, da Universidade da Califórnia em San Diego, destacou que, mesmo que haja água circulando no interior de Marte, isso não significa necessariamente que há vida no planeta. “Nossos achados indicam que podem existir ambientes que potencialmente seriam habitáveis”, afirmou Wright em uma entrevista à agência AP.

Para chegar a essas conclusões, a equipe de Wright combinou modelos computacionais com as medições feitas pela InSight, incluindo a velocidade dos abalos sísmicos, apontando a presença de água subterrânea como a explicação provável.

A sonda Mars InSight, localizada em Elysium Planitia, a segunda região vulcânica mais extensa de Marte próxima ao seu equador, coletou dados entre 2018 e 2022. Se essa localização for representativa do resto do planeta, a quantidade de água subterrânea poderia ser suficiente para encher um oceano global com cerca de 1 a 2 km de profundidade, segundo Wright.

Embora a InSight não esteja mais operacional, os cientistas continuam analisando os dados coletados para obter mais informações sobre o interior do Planeta Vermelho.

Acredita-se haver mais de 3 bilhões de anos, Marte era um planeta úmido e tenha perdido sua água superficial à medida que sua atmosfera foi se dissipando, transformando-o no em árido e empoeirado. Os cientistas teorizam que grande parte dessa antiga água escapou para o espaço ou permaneceu enterrada abaixo da superfície marciana.

Para confirmar a presença dessa água e buscar sinais de vida microbiana, os cientistas precisarão utilizar equipamentos perfuratrizes e outros aparelhos específicos.