O Banco Central da Rússia anunciou que os principais bancos do país vão passar a emitir cartões com a bandeira chinesa UnionPay. O anuncio foi feito neste domingo (6) e os cartões estarão vinculados à rede russa Mir.
A medida aconteceu em decorrência no anuncio das redes Visa e Mastercard, que anunciaram a suspenção de suas operações na Rússia neste sábado (5). O comunicado da mudança para a UnionPay foi feito pelo Sberbank, maior banco da Rússia. Além disso, o Alfa Bank e o Tinkoff também anunciaram a medida.
De acordo com o portal G1, a UnionPay é considerada a maior rede de cartões do mundo. Ainda que seja aceita em diversos países, a bandeira é pouco conhecida em países americanos e europeus.
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
A Visa informou, através de nota, que cartões desta bandeira no país vão deixar de operar fora da Federação Russa. A Mastercard, por sua vez, disse que os cartões emitidos por bancos russos não serão mais suportados pela rede. #g1 https://t.co/vOtaSMnt7X
— g1 (@g1) March 6, 2022