legislação

Filhos de Mick Jagger poderiam pagar impostos de 40% se recebessem herança

No Reino Unido, impostos sobre heranças podem chegar a 40%; entenda regras

Mick Jagger voltou aos holofotes com a afirmação de que pode doar sua fortuna para instituições de caridade, em vez de deixar para os filhos.
(Crédito: Ryan Pierse/Getty Images)

Mick Jagger voltou aos holofotes com o lançamento da inédita “Angry”, dos Rolling Stones, e a afirmação polêmica de que pode doar sua fortuna para instituições de caridade, em vez de deixar para os filhos. Em 2020, o patrimônio do músico era de aproximadamente £285 milhões, de acordo com a revista Monet.

Publicidade

Mas, afinal, como funcionam os impostos sobre heranças no Reino Unido, onde Jagger possui alguns imóveis? Em linhas gerais, aqueles que herdam patrimônios que ultrapassam as £325 mil precisam pagar o equivalente a 40% do valor fora do limite em impostos. Um exemplo: se a herança for de £500 mil, o herdeiro deverá pagar 40% de £175 mil, valor que excede o limite de isenção das £325 mil.

Há exceções: “Algumas doações que você dá enquanto está vivo podem ser tributados após sua morte. Dependendo de quando você fez a doação, a ‘redução gradual’ pode significar que o imposto sobre herança cobrado sobre a doação é inferior a 40%“, informa o Governo do Reino Unido.

Caso a herança não alcance o limite e seja destinada a um cônjuge, parceiro civil, uma instituição de caridade ou um clube esportivo amador comunitário, o herdeiro fica livre de impostos.

Leia também:

Quem são filhos de Mick Jagger que podem não herdar fortuna do pai

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.