Nesta quinta-feira, 21, o Alavés recebeu o Real Madrid, em partida válida pela 17ª rodada da La Liga. O jogo tinha extrema importância para os Merengues, que precisavam de uma vitória para igualar a pontuação com o Girona, líder da competição. No apagar das luzes, os visitantes buscaram uma vitória heroica e terminam 2023 na liderança da competição.
O confronto começou muito truncado, com o Real Madrid procurando ter a posse de bola, mas sem muito sucesso no ataque. De forma geral, os primeiros 15 minutos foram muito equilibrados, com algumas escapadas do Alavés, inclusive. Porém, mesmo com os Merengues dominando as ações com bola, os mandantes tiveram mais finalizações no primeiro tempo.
O Alavés não teve tanta posse de bola como o Real Madrid, mas explorou muito bemas oportunidades que teve. Nos primeiros 45 minutos, os mandantes finalizaram seis vezes, duas tentativas a mais que os visitantes. Porém, nenhum time se movimentou o suficiente para tirar o zero do placar. Intervalo! 0 a 0.
Na volta para a segunda etapa, o jogo continuou truncado, até uma falta brusca de Nacho, aos sete minutos. A princípio, o defensor recebeu o cartão amarelo, mas, com auxílio do árbitro de vídeo, a decisão foi revisada e camisa 6 foi expulso. Assim, Ancelotti teve que abrir mão de seu estilo de jogo, tirando Modric de campo para a entrada de Tchouameni.
Após a expulsão, o Alavés tinha mais espaços para jogar, mas a qualidade dos Merengues ainda prevaleceu. Mesmo com um a menos, o Real Madrid ficou com a posse de bola e criou boas oportunidades, deixando o jogo aberto até os últimos minutos. Nos acréscimos, Lucas Vázquez marcou de cabeça e deu a vitória para os Merengues. Fim de jogo! 1 a 0.
* Texto originalmente publicado no SportBuzz.