O presidente Alberto Fernández liderou nesta quinta-feira (1º) a inauguração da primeira conexão das redes elétricas entre Argentina e Bolívia. Na ocasião, agradeceu a cooperação desse país e de seu presidente Luis Arce, no fornecimento de gás .
“A Bolívia sempre nos deu gás, mesmo em tempos difíceis. Quando precisávamos, liguei para meu amigo Lucho com certa preocupação e sempre encontrei a resposta de um irmão e sempre conseguimos resolver”, disse Fernández na cidade boliviana de Yacuiba.
Inauguramos la primera obra de vinculación de energía eléctrica entre Argentina y Bolivia 🇦🇷🤝🇧🇴
El electroducto Juana Azurduy de Padilla mejora el abastecimiento para las familias del norte del país y nuestra industria, impulsando el desarrollo de toda la región. pic.twitter.com/XyDd7UN7Fz
— Alberto Fernández (@alferdez) June 1, 2023
Durante o evento, foi colocada em operação a primeira interconexão elétrica internacional, que permitirá à Bolívia conectar-se ao sistema de transmissão de alta tensão da Argentina. A Bolívia ingressará no sistema que permite a troca de eletricidade com Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil.
Esta é a primeira obra em termos de interconexão elétrica internacional, por meio da qual a Bolívia poderá se conectar ao sistema de transmissão de alta tensão e deixar de ser o único país vizinho que não foi incorporado, segundo informações oficiais.
Para a Argentina, “a importação de energia daquele país vizinho resulta em uma melhora nos níveis de tensão na zona norte do NOA, principalmente em horários de alta demanda”, segundo fontes do governo.
Posee dos subestaciones: una aquí, en Yaguacua 🇧🇴, y otra en la ciudad salteña de Tartagal 🇦🇷, que redistribuye la electricidad desde el sur boliviano.
Esto se logra poniéndonos de acuerdo con @luchoxbolivia, como hermanos, para que el progreso de nuestros pueblos no se detenga. pic.twitter.com/prDQsxHI56
— Alberto Fernández (@alferdez) June 1, 2023
Além da subestação do lado boliviano, será inaugurada a colocação de mais de 100 quilômetros de cabos capazes de transportar 132 kilowatts até Tartagal, província de Salta. Evento contou com a participação do presidente da Argentina, Alberto Fernández.