não-democrático

Argentina: metade dos eleitores aceitaria governo “autoritário” desde que ele “resolva os problemas”, diz pesquisa

O primeiro turno das eleições presidenciais na Argentina acontece neste domingo (22)

Milei-Brasil-Argentina
(Crédito: Sergio Piemonte)

Metade dos eleitores argentinos afirmou não se importar que um governo autoritário assuma o poder no país, desde que “resolva os problemas nacionais“. A avaliação foi resultado de uma pesquisa feita pela Poliarquía Consultores às vésperas das eleições na Argentina.

Publicidade

O levantamento ouviu mil entrevistados, entre 25 de setembro e 6 de outubro, em grandes centros urbanos do país vizinho. Conforme os dados divulgados pela CNN Brasil, o índice de aceitação de um governo não-democrático, mas que entregue resultados, chega a 67% dos eleitores com educação primária e a 56% entre aqueles da faixa etária de 18 a 29 anos.

O primeiro turno das eleições presidenciais na Argentina acontece neste domingo (22). A pesquisa pediu aos entrevistados que reagissem à seguinte afirmação: “Não me importa que um governo não democrático chegue ao poder se ele resolver os problemas das pessoas”. Metade respondeu estar de acordo (35% de acordo e 15% muito de acordo). Outros 49% disseram não estar de acordo (35% em desacordo e 14% muito em desacordo).

O diretor regional para América Latina e Caribe do Instituto para a Democracia e a Assistência Eleitoral (Idea), Daniel Zovatto, avalia que não há uma aceitação generalizada do que ele chama de “autoritarismo seco”, mas sim condicionado à entrega de “resultados”.

Tampouco é uma aceitação do autoritarismo tradicional, via golpe de Estado por militares. Mas de um novo tipo de autoritarismo competitivo que, mesmo chegando ao poder via eleições mais ou menos competitivas, atua para erodir a democracia gradualmente desde dentro”, ponderou.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.