Cardeal africano cotado para ser próximo papa renuncia de cargo que tem no Vaticano

Peter Turkson, de Gana, pediu para deixar o comando do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral

Cardeal africano cotado para ser próximo papa renuncia de cargo que tem no Vaticano
Ele é o único africano que chefia um departamento do Vaticano (Crédito: Reprodução Redes Sociais)

O cardeal africano Peter Turkson, que era cotado para se tornar o primeiro papa da África no Vaticano em cerca de 1.500 anos, apresentou um pedido de renúncia do comando de um órgão do Vaticano, o Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, de acordo com pessoas ouvidas pela agência Reuters e que não querem ser identificadas.

Publicidade

Papa Francisco frequentemente ouve o que o cardeal Turkson tem a dizer em questões como mudança climática e justiça social.

Ele é o único cardeal africano que chefia um departamento do Vaticano. O papa ainda não decidiu se aceitará o pedido de renúncia.

O Dicastério para Desenvolvimento Humano Integral foi formado em 2016 para juntar quatro órgãos separados que lidavam com temas como paz, justiça, migração e caridade.

De acordo com uma das pessoas que a agência Reuters ouviu, o cardeal africano Turkson se cansou das disputas internas no órgão.

Publicidade

Uma outra fonte diz que o próprio cardeal africano Turkson deverá dar mais detalhes depois da decisão do papa.

Se ele de fato sair, o Vaticano não terá mais nenhum africano no comando de um departamento.

No começo deste ano, o Dicastério passou por uma avaliação comandada pelo cardeal Blase Cupich, de Chicago. A avaliação foi feita a pedido do papa.

Publicidade

A Igreja teve diversos papas que tinham como origem a região norte da África no começo de sua história –o último deles foi papa no século 5.

Turkson pode se tornar papa no Vaticano mesmo se deixar o Dicastério.

O pedido de renúncia foi inicialmente noticiado por um blog conservador italiano, o messainlatino.it.

Publicidade

O primeiro ato de caridade que podemos fazer pelo próximo é oferecer um rosto sereno e sorridente. É para lhes trazer a alegria de Jesus, como Maria fez com Isabel. #GospelOfTheDay

Publicidade