contra-ataque

Em cinco semanas, Ucrânia recupera territórios tomados pela Rússia ao longo de seis meses

O Estado-Maior do país informou que seus combatentes tomaram 4 km² de território ao longo da última semana, no entorno da cidade oriental de Bakhmut

A Rússia capturou 282 km² desde janeiro. Em cinco semanas, a Ucrânia recuperou quase o mesmo total de território tomado em seis meses
A Ucrânia afirma ter recuperado 162 km² de terras desde o dia 4 de junho. (Crédito: Sean Gallup/Getty Images)

Apesar de sofrerem dificuldades no campo de batalha, as forças ucranianas continuam avançando. O Estado-Maior do país informou que seus combatentes tomaram 4 km² de território ao longo da última semana, no entorno da cidade oriental de Bakhmut. Com isso, totalizam-se 162 km² de terras que a Ucrânia afirma ter recuperado desde o início de seu contra-ataque à Rússia, no dia 4 de junho, de acordo com informações da emissora Al Jazeera.

Publicidade

Uma estimativa diferente foi feita, porém, pelo Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês), situado em Washington, nos Estados Unidos. Segundo a instituição, o número mas aproximado seria 253 km².

Para o ISW, “as forças russas capturaram um total de 282 quilômetros quadrados desde o dia 1° de janeiro. Em cinco semanas, a Ucrânia libertou quase o mesmo total de território que a Rússia tomou em seis meses“.

As conquistas na área de Bakhmut são particularmente importantes. “Nossos combatentes mantêm as entradas, saídas e movimentos do inimigo pela cidade sob controle de fogo há vários dias“, disse Hanna Maliar, vice-ministra da Defesa da Ucrânia.

Publicidade

Na frente sul, o Estado-Maior disse que suas tropas avançaram 8,6 km durante as cinco semanas de contra-ataque. Duas frentes principais do ataque na região visavam liberar os portos de Berdyansk e Melitopol na cidade de Zaporíjia.

Ao bater em retirada, parte do exército russo aparentou desorganização, moral baixa e sobrecarga diante do contra-ataque ucraniano. Relatos similares em outras regiões parecem confirmar uma suspeita de falta de estratégia por parte da Rússia.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.