antes de palestra

Escritor Salman Rushdie é agredido nos EUA

Autor de ‘Os Versos Satânicos’, ameaçado de morte desde os anos 1980, é vítima de atentado em Nova York.

Jurado de morte pelo Irã, escritor Salman Rushdie é atacado em Nova York Leia mais em: https://veja.abril.com.br/cultura/jurado-de-morte-pelo-ira-escritor-salman-rushdie-e-atacado-em-nova-york/
(Créditos: Getty Images)

O autor anglo-indiano Salman Rushdie , que recebe ameaças de morte do Irã desde os anos de 1980, foi atacado nesta sexta-feira(12)  pouco antes de dar uma palestra em Nova York, nos Estados Unidos.

Publicidade

De acordo com a agência de notícias Associated Press, um homem invadiu o palco e deu diversos socos em Rushdie, que caiu e precisou ser socorrido. A polícia de Chautauqua confirmou à AFP que um homem foi esfaqueado, sem especificar a identidade da vítima num primeiro momento.

Publicidade

O homem detido era branco, tinha o cabelo raspado e estava usando roupas camufladas por baixo de uma roupa preta. Rushdie foi levado ao hospital de helicóptero por socorristas. Publicada originalmente com o título The Satanic Verses, a obra é proibida no Irã desde 1988, pois muitos muçulmanos a consideram uma blasfêmiae, desde então, Rushdie  vem recebendo ameaças.