Um grande incêndio no centro de Milão, na Itália, provocou a explosão de um veículo utilitário, que estava estacionado na rua (veja o vídeo abaixo). O incidente aconteceu bairro Porta Romana, entre as vias Pier Lombardo e Vasari. Ao menos quatro carros que estavam parados no local foram incendiados. Segundo a Agenzia Nazionale Stampa Associata (Ansa), até o momento, quatro pessoas ficaram feridas.
O prefeito de Milão, Giuseppe Sala, descartou a possibilidade de a explosão ter sido criminosa e confirmou que ninguém morreu no incidente. Sala informou que o motorista da van explicou aos bombeiros que atenderam à chamada que o incêndio começou no motor de seu veículo. “Ele rapidamente agarrou os cilindros de oxigênio que carregava… Ele tentou limitar os danos, mas depois houve uma explosão”, disse o prefeito.
As primeiras informações do Corpo de Bombeiros e da polícia italiana apontam que o utilitário pode ter sofrido um “problema técnico” por volta das 11h30, horário local (6h30 no horário de Brasília). Os bombeiros extinguiram rapidamente o incêndio, que causou nuvens de fumaça preta e espessa no céu.
De acordo com testemunhas que presenciaram o ocorrido, porém, o veículo transportava cilindros de oxigênio para um hospital da cidade. Um dos recipientes, então, teria explodido e causado o incêndio.
Imagens publicadas nas redes sociais mostram uma densa coluna de fumaça preta se alastrando pelas ruas do centro de Milão; as imagens podiam ser vistas a quilômetros de distância. Por precaução, uma escola localizada nas proximidades do incêndio foi evacuada; nenhuma criança ficou ferida.
Video mandato da un amica 😱 #Milano pic.twitter.com/MZ61yduOxF
— vale (@valentjjina) May 11, 2023