
Autoridades da Indonésia decretaram alerta máximo por conta da erupção do vulcão Semeru. As autoridades locais determinaram neste domingo (4) a retirada de cerca de 2.000 pessoas dos arredores do vulcão localizado na Ilha de Java.
“O Monte Semeru passou do nível três para o nível quatro. (…) Isso significa que a população está em perigo e a atividade do vulcão se intensificou”, informou o porta-voz do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos (PVMBG) da Indonésia, Hendra Gunawan.
De acordo com os serviços de resgate, 1.979 pessoas foram transferidas para 11 abrigos. Moradores das cidades vizinhas também deixaram suas casas por conta da enorme nuvem de fumaça e cinzas que se aproximava. Conforme apuração do g1, autoridades relataram “avalanches de fogo” causadas por blocos de lava que se desprendiam do cume durante a erupção.
Por conta do fenômeno, a internet e a rede telefônica da região apresentaram falhas. Segundo as autoridades da Indonésia, o vulcão não deixou vítimas, apesar das cinzas vulcânicas poderem trazer muitos problemas de saúde.
Por segurança, os habitantes da região foram aconselhados a ficar a pelo menos oito quilômetros de distância da base do Monte Semeru. Os moradores também fogem da nuvem de cinzas vulcânicas que podem viajar cerca de 13 quilômetros.
Vulcão Semeru entra em erupção na ilha de Java, Indonésia, o vulcão expeliu uma coluna de cinzas de 1,5 km de altura – residentes foram evacuados e as autoridades proibiram as pessoas de chegarem a menos de 1 km. #Java #vulcão #Indonesia pic.twitter.com/S50RspWsnH
— Hugo Borges (@HugoBor73884636) December 4, 2022