Partido Conservador Britânico

Liz Truss é a nova primeira-ministra do Reino Unido

Em seu primeiro discurso, a nova premiê agradeceu aos apoiadores e falou sobre os planos para o futuro.

Liz Truss é a nova primeira-ministra do Reino Unido
Liz Truss (Crédito: Carl Court/Getty Images)

Liz Truss foi escolhida como a nova primeira-ministra do Reino Unido nesta segunda-feira (05). A nova chefe do Partido Conservador Britânico foi eleita com 57,4% dos votos. O seu adversário, Rishi Sunak, ficou com 42,6%, segundo informações do g1.

Publicidade

Em seu primeiro discurso, a nova premiê agradeceu aos apoiadores e falou sobre os planos para o futuro. “Amigos e colegas, obrigado por depositar sua fé em mim para liderar nosso grande Partido Conservador, o maior partido político da Terra. É uma honra ser líder desse partido”, iniciou Liz Truss.

A primeira-ministra também parabenizou seu concorrente e agradeceu Boris Johnson. “Boris, você conseguiu o Brexit. Você esmagou Jeremy Corbyn, você lançou a vacina. E você enfrentou Vladimir Putin. Você foi admirado de Kyiv a Carlisle”. Segundo a CNN, Liz revelou um “plano ousado” para corte de impostos, mas não deu detalhes sobre.
“Tenho a honra de ser eleita líder do Partido Conservador. Obrigada por confiar em mim para liderar e deliberar para o nosso grande país. Tomarei medidas ousadas para todos nós passarmos por esses tempos difíceis, aumentarmos nossa economia e liberarmos o potencial do Reino Unido”, agradeceu em seu Twitter.

Quem é Liz Truss?

Elizabeth Truss é a terceira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Reino Unido. A inglesa é formada em filosofia, política e economia, pelo Merton College, que faz parte da Universidade de Oxford. A premiê faz parte do Parlamento Britânico desde 2010.

Liz começou como subsecretária de Estado Parlamentar para Educação e Assistência Infantil em setembro de 2012. Depois atuou como Secretária de Estado para Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais entre 2014 e 2016, segundo a CNN. Até 2017 trabalhou como secretária da Justiça e até 2019 como secretária-chefe do Tesouro. Ainda em 2019, assumiu o Ministério para Mulheres e Igualdades. Em seu último cargo antes das eleições atuava como secretária de Relações Exteriores.

Publicidade