Nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia se inicia na Turquia

As negociações têm a intenção de parar uma guerra que já deixou quase 20.000 mortos e 10 milhões de refugiados

nova-rodada-de-negociacoes-entre-russia-e-ucrania-se-inicia-na-turquia
Protesto pelo fim da guerra (Créditos: Anna Moneymaker/Getty Images)

Nova rodada de negociações entre as delações da Rússia e da Ucrânia se iniciaram nesta terça-feira (29), em Istambul, Turquia. A agência oficial turca informou o início do encontro entre os representantes de cada país envolvido no conflito.

Publicidade

De acordo com o portal G1, os negociadores foram recebidos antes da nova rodada pelo presidente turco Tayyip Erdogan, que pediu o “fim da tragédia”, que perdura há mais de um mês. As negociações têm a intenção de parar uma guerra que já deixou quase 20.000 mortos e que fez com que 10 milhões de pessoas abandonassem suas casas.

A nova rodada de negociações aconteceu no Palácio de Dolmagahce, em Istambul. A residência já foi sede administrativa do Império Otomano e atualmente abriga escritórios da presidência turca.

Entenda o conflito

Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Publicidade

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.