Rússia afirma que não colocará proposta sobre Ucrânia para votação na ONU

Anúncio foi feito pelo embaixador russo durante reunião do Conselho de Segurança da ONU

russia-afirma-que-nao-colocara-proposta-sobre-ucrania-para-votacao-na-onu
Vasily Nebenzya, Representante Permanente da Rússia nas Nações Unidas, reage aos resultados de uma votação da Assembleia Geral sobre uma resolução exibida em uma tela durante uma sessão especial da Assembleia Geral na sede das Nações Unidas em 02 de março de 2022 em Nova York cidade. (Crédito: Michael M. Santiago/Getty Images)

O embaixador da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, disse nesta quinta-feira (17) que não colocará a proposta de resolução do país sobre a Ucrânia para votação na sexta-feira (18). “Decidimos, nesta fase, não pedir uma votação sobre nosso projeto, mas não estamos retirando o projeto de resolução”, explicou Vasily.

Publicidade

No discurso, Nebenzya disse que a Rússia envia ajuda humanitária para a Ucrânia e acusou novamente os países ocidentais de instigarem a guerra. “São os senhores que estão colocando mais lenha na fogueira deste conflito”, pontuou, acrescentando que há pressão dentro do Conselho para que não apoiem a resolução russa.

“Lamentamos em ver que a Ucrânia sempre foi um peão no jogo político contra a Rússia”, adicionou. Nebenzya finalizou dizendo que nesta sexta irá convoca uma reunião emergencial para que se discuta “a questão dos laboratórios americanos à luz dos acontecimentos que identificamos”.

Os russos acusam os EUA de estarem envolvidos com laboratórios para armas químicas dentro do território ucraniano. Os Estados Unidos desmentiram o caso e já afirmaram em outras oportunidades não possuírem armas ou tropas dentro do país do Leste Europeu.

Tradução do post do jornal The Recount no Twitter: ”Embaixador russo na ONU Vasily Nebenzya, via tradutor: “Quem é o culpado quando se trata de destruir instalações médicas na Ucrânia é algo sobre o qual temos muitas dúvidas”.

Publicidade