Rússia mantém cessar-fogo para retirada de civis

As interrupções dos ataques iniciaram desde às 9 horas local (4 horas no horário de Brasília)

russia-mantem-cessar-fogo-para-retirada-de-civis
Abrigo na Ucrânia (Créditos: Pierre Crom/Getty Images)

A Rússia mantém cessar-fogo para a retirada de civis em corredores humanitários nesta quarta-feira (9). As interrupções dos ataques iniciaram desde às 9 horas local (4 horas no horário de Brasília).

Publicidade

Ainda assim, de acordo com o portal CNN, as forças armadas ucranianas divulgaram um comunicado, em que afirmam ser “difícil confiar no ocupante”. As cidades que possuem a evacuação de civis são Mariupol, Sumy Chernihiv, Kharkiv e a capital, Kiev.

Nesta terça-feira (8), 5 mil pessoas deixaram a cidade de Sumy. O  prefeito da cidade, Oleksandr Lysenko comunicou que também há carros particulares, com civis, que deixam a cidade nesta quarta-feira (9).

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade