País em alerta

Tempestade de inverno atinge os Estados Unidos às vésperas do Natal

O Serviço Nacional de Meteorologia se refere ao fenômeno como “o evento único em uma geração”.

tempestade-de-inverno-atinge-os-eua-as-vesperas-das-festas-de-fim-de-ano
O site de rastreamento Flightaware mostra que, só na noite de quarta-feira (21), pelo menos 1.000 voos foram cancelados no território. (Crédito: c)

Uma grande tempestade de inverno atinge praticamente todas as regiões dos Estados Unidos. O Serviço Nacional de Meteorologia se refere ao fenômeno como “o evento único em uma geração”. Segundo a CNN, uma alta quantidade de neve é esperada (cerca de trinta centímetros), assim como possíveis condições de nevasca para o meio-oeste do território nacional. Ao que tudo indica, esse será o Natal mais frio em 40 anos no país.

Publicidade

As condições colocam 90 milhões de pessoas sob alerta climático de inverno e outras 87 milhões sob alerta de resfriamento pelo vento, o que representa aproximadamente um terço da população estadunidense. A precaução se estende por 37 estados.

Esta quinta-feira (22), será o dia mais difícil para longas locomoções. Em Minnesota, por exemplo, espera-se condições de whiteout [neblina causada pela neve, dificultando ou impossibilitando a visão] durante esse período, com as viagens se tornando muito difíceis ou impossíveis”, informa o serviço meteorológico. “Este evento pode ser fatal se você estiver encalhado com ventos frios na faixa de 30 abaixo a 45 abaixo de zero”, avisa. Na parte centro-oeste dos Estados Unidos, ventos fortes podem derrubar linhas de energia e deixar milhares sem aquecimento em meio a temperaturas abaixo de zero. 

De acordo com a CNN, as companhias aéreas United, American, Delta, Southwest e Jet Blue já emitiram isenções de viagens para dezenas de aeroportos pelo país. O site de rastreamento Flightaware mostra que, só na noite de quarta-feira (21), pelo menos 1.000 voos foram cancelados no território.

Para sexta (23), o fenômeno se transformará em um “ciclone bomba”, ou seja, quando uma tempestade se intensifica rapidamente – e cai 24 milibares (um termo usado para medir a pressão atmosférica) em 24 horas. Na região dos Grandes Lagos, espera-se que a pressão seja equivalente a um furacão de categoria três.

Publicidade

Os principais estados com avisos de nevasca em vigor são Dakota, Montana, minnesota, Iowa, Indiana e Michigan. Já grandes cidades como Chicago, Kansas City, St.Luis, Twin Cities e Detroit estão sob alertas de tempestades de inverno.

As temperaturas tendem a permanecer baixas até o término do final de semana e, finalmente, aumentar, mesmo que de forma moderada, na próxima semana. 

 

Publicidade

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.