leste de kentucky

Temporal nos EUA deixa centenas de desabrigados e mata 16

Cerca de 300 pessoas já foram retiradas das suas casas e, segundo um balanço oficial, 23.000 casas e empresas estavam sem energia.

temporal-nos-eua-deixa-centenas-de-desabrigados-e-mata-16
Níveis de água do rio Kentucky cercam um caminhão no centro de Jackson em 30 de julho de 2022 em Jackson, Kentucky (Créditos: Michael Swensen/Getty Images)

Após um temporal atingir a região leste de Kentucky, nos EUA, o número de mortos subiu para pelo menos 16, segundo o último balanço oficial divulgado nesta sexta-feira (29). Contudo, um balanço do jornal “New York Times” feito com autoridades dos condados do estado já aponta 25 mortos.

Publicidade

A polícia e as tropas da Guarda Nacional, incluindo funcionários de estados vizinhos, usaram helicópteros e barcos para resgatar dezenas de pessoas de casas e veículos na região de mineração de carvão dos Apalaches, no Kentucky.

As inundações marcaram o segundo grande desastre nacional a atingir o Kentucky em sete meses, após um enxame de tornados que matou quase 80 pessoas na parte oeste do estado em dezembro.

O governador do estado, Andy Beshear, alertou em entrevista coletiva que as chuvas torrenciais ainda não cessaram. “Isso não acabou. Enquanto estamos fazendo busca e resgate, ainda há perigos reais lá fora”, disse Andy.

Cerca de 300 pessoas já foram retiradas das suas casas e, segundo um balanço divulgado pelo governador do estado, 23.000 casas e empresas estavam sem energia.

Publicidade

Um vídeo da mídia local mostrou as águas da enchente atingindo os telhados das casas e transformando estradas em rios (veja abaixo).