Após diversas tentativas de adiamento, Donald Trump enfrenta nesta segunda-feira o primeiro julgamento criminal da história de um ex-presidente dos EUA pelo suposto suborno da atriz pornô Stormy Daniels. (‘stormy’, em tradução literal, se refere à tormenta no sentido de tempestade).
A suspeita é que Trump teria tentado evitar que o relacionamento entre eles se tornasse público durante sua campanha à Casa Branca em 2016, disputada contra a ex-secretária de Estado americana Hilary Clinton, na qual saiu vencedor.
Segundo a Promotoria, o republicano realizou uma série de fraudes contábeis em sua empresa, a Organização Trump, com o objetivo de mascarar o pagamento de US$ 130 mil feito à atriz em troca do seu silêncio.
A quantia teria sido paga pelo seu então advogado, Michael Cohen, testemunha-chave do processo. Trump se declarou inocente de todas as 34 acusações das quais é réu e terá o desafio de se defender perante um júri popular de Nova York.
Perguntas ao júri que irá compor o julgamento
O julgamento é um dos quatro processos criminais dos quais Trump é réu. Dado o contexto polarizado do país e a espetacularização a respeito do caso, o juiz Juan Merchan divulgou as perguntas que serão feitas aos potenciais jurados que vão compor o Grande Júri:
- quais são a suas fontes de notícias, se já participaram de um comício de Trump;
- quais são seus sentimentos em relação ao ex-presidente;
- se já foram membros de algum grupo como os Proud Boys, que integraram a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
Não há questionamentos a respeito da filiação partidária ou o voto no último pleito presidencial realizado em 2020.
O tempo estimado para o julgamento como um todo é de seis semanas, e é provável que haja uma decisão antes da Convenção Nacional do Partido Republicano indicar seu nome à Presidência, em julho, após sua vitória nas primárias.
Arranca el juicio contra Donald Trump por el caso Stormy Daniels
El ex presidente de EEUU debe responder por acusaciones de que pagó 130.000 dólares a una exactriz porno en 2016 para comprar su silencio. /ir pic.twitter.com/njB1fjqDCW
— DW Español (@dw_espanol) April 15, 2024