REDES SOCIAIS

Trump tem contas reativadas no Instagram e no Facebook; entenda o motivo

A ação da Meta veio junto com uma advertência de que, qualquer outra violação da autoridade, haverá um novo bloqueio.

trump-tem-contas-reativadas-no-instagram-e-no-facebook-entenda-o-motivo
Donald Trump (Crédito: Tom Pennington/Getty Images)

Nesta quinta-feira (09), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve suas contas do Facebook e do Instagram reativadas pela Meta após dois anos de suspensão. Em 2021, elas haviam sido tiradas do ar após a invasão do Capitólio no dia 06 de janeiro. 

Publicidade

A ação da empresa veio junto com uma advertência de que, qualquer outra violação da autoridade, haverá um novo bloqueio, que pode durar de um mês a dois anos, dependendo da gravidade do conteúdo compartilhado.

Em janeiro, a Meta anunciou que iria “restabelecer as contas [de] Trump no Facebook e no Instagram nas próximas semanas”. E disse que elas  teriam “novas grades de proteção para impedir a reincidência”.

Como qualquer outro usuário do Facebook ou Instagram, o sr. Trump está sujeito aos nossos Padrões da Comunidade. À luz de suas violações, ele agora também enfrenta penalidades mais severas por reincidência -que serão aplicadas a outras figuras públicas cujas contas são restabelecidas de suspensões relacionadas a distúrbios civis sob nosso protocolo atualizado”, disse a empresa em comunicado.

No ano passado, depois do empresário Elon Musk comprar o Twitter por US$ 44 bilhões, a plataforma reativou a conta do ex-presidente. Porém, Trump esnobou o acesso e disse não ter “nenhuma razão” para retornar à rede.

Publicidade

A volta às principais redes sociais tem um peso importante para Donald Trump que tentará alcançar a presidência estadunidense nas eleições do próximo ano.

CONTAS BLOQUEADAS

Em 2021, Trump compartilhou um vídeo em que reiterava as falsas alegações de fraude eleitoral na eleição que levou o atual presidente Joe Biden ao cargo de chefe de Estado. Sua conta no Twitter, até então muito utilizada pelo ex-presidente, também foi bloqueada pelo mesmo motivo.

Publicidade

Antes de sua suspensão, nenhum outro presidente em exercício havia perdido acesso às plataformas por violação das regras de conteúdo.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.