TWITTER

Elon Musk decide desbloquear perfis de jornalistas

Empresário suspendeu perfis que acusou de colocar a ele e sua família em risco com a publicação de informações pessoais.

elon-musk-decide-desbloquear-perfis-de-jornalistas-site-e-redes
Musk tomou a decisão depois de pedir a opinião dos usuários em uma enquete informal (Crédito: David Odisho/ Noam Galai/ Getty Images)

Elon Musk, dono do Twitter e empresário bilionário, afirmou na sexta-feira (16) que irá restaurar os perfis de jornalistas que a rede social havia suspendido. O motivo da suspensão foi um suposto risco que ofereciam à família do empresário.

Publicidade

“As pessoas falaram. As contas que revelaram a minha localização terão a suspensão revertida agora”, anunciou em seu próprio perfil no Twitter neste sábado (17).

Antes da decisão, Musk fez uma enquete na plataforma perguntando se deveria voltar as contas ao ar agora ou em 7 dias. 59% dos 3,69 milhões que votaram escolheram o retorno imediato dos perfis.

O empresário ainda tentou convencer sutilmente seus seguidores usando a expressão “doxxed”. Dox consiste na pesquisa e publicação de informações particulares de determinado indivíduo na internet, normalmente na intenção de prejudicá-lo. Os perfis dos jornalistas foram suspensas do Twitter na última quinta-feira (15) depois da publicação de reportagens sobre a empresa e o próprio Elon Musk.

Jornalistas de grandes veículos como CNN, New York Times e Washington Post e alguns profissionais independentes foram afetados. Alguns deles haviam falado sobre a decisão do Twitter de derrubar o perfil @ElonJet, que fazia posts rastreando os voos do avião particular de Musk.

A decisão de suspender os perfis rendeu críticas ao bilionário, as quais ele rebateu com ironia. “Tão inspirador ver o recém-descoberto amor pela liberdade de expressão pela imprensa”, escreveu em sua conta no Twitter.

Publicidade

A CNN se manifestou no Twitter em comunicado sobre a suspensão das contas de jornalistas da emissora. “A suspensão impulsiva e injustificada de vários repórteres, incluindo Donie O’Sullivan da CNN, é preocupante, mas não surpreendente. A crescente instabilidade e volatilidade do Twitter deve ser uma preocupação incrível para todos que usam a plataforma. Pedimos uma explicação ao Twitter e vamos reavaliar nosso relacionamento com base nessa resposta”, escreveu.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.