A Ucrânia afirmou nesta sexta-feira (19) que as forças russas planejam desligar os blocos de energia na usina nuclear de Zaporizhzhia. Essa é a maior usina nuclear da Europa.
A empresa de energia elétrica ucraniana Energoatom, afirmou por meio de comunicado, acreditar que a Rússia prepara um ataque “em grande escala”. De acordo com a Organização da Nações Unidas (ONU), o risco de um acidente nuclear é evidente.
Desde março, no início do conflito entre os países, a Rússia ocupa a usina nuclear. Nos últimos dias, o local passou a sofrer ataques, os quais ambos os países trocam acusações a respeito de sua autoria.
Na quinta-feira (18), Moscou afirmou que um acidente nuclear em Zaporizhzhia pode cobrir a Alemanha, a Polônia e a Eslovênia de radioatividade, segundo o portal g1. O diretor-geral da ONU, Antonio Guterres, foi à Ucrânia para debater soluções para a usina e se reuniu com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Além disso, a Agêcia Internacional de Energia Atômica (AIEA) também alerta “um risco muito real de desastre nuclear”, na usina que é responsável por cerca de 20% da energia elétrica da Ucrânia.
Simulação mostrando o alcance da contaminação radioativa se apenas 1 reator da usina nuclear de Zaporizhzhia for destruído. A usina tem 6 reatores! pic.twitter.com/C6ncMC4mhP
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) August 19, 2022