Guerra na Ucrânia

Ucrânia diz que Rússia vai desligar blocos da usina nuclear de Zaporizhzhia

Desde março, no início do conflito entre os países, a Rússia ocupa a usina nuclear.

ucrania-diz-que-russia-vai-desligar-blocos-da-usina-nuclear-de-zaporizhzhia
Usina nuclear de Zaporizhzhia (Créditos: Divulgação/ Serviço de Imprensa do Ministério da Defesa da Rússia)

A Ucrânia afirmou nesta sexta-feira (19) que as forças russas planejam desligar os blocos de energia na usina nuclear de Zaporizhzhia. Essa é a maior usina nuclear da Europa.

Publicidade

A empresa de energia elétrica ucraniana Energoatom, afirmou por meio de comunicado, acreditar que a Rússia prepara um ataque “em grande escala”. De acordo com a Organização da Nações Unidas (ONU), o risco de um acidente nuclear é evidente.

Desde março, no início do conflito entre os países, a Rússia ocupa a usina nuclear. Nos últimos dias, o local passou a sofrer ataques, os quais ambos os países trocam acusações a respeito de sua autoria.

Na quinta-feira (18), Moscou afirmou que um acidente nuclear em Zaporizhzhia pode cobrir a Alemanha, a Polônia e a Eslovênia de radioatividade, segundo o portal g1. O diretor-geral da ONU,  Antonio Guterres, foi à Ucrânia para debater soluções para a usina e se reuniu com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Além disso, a Agêcia Internacional de Energia Atômica (AIEA) também alerta “um risco muito real de desastre nuclear”, na usina que é responsável por cerca de 20% da energia elétrica da Ucrânia.

Publicidade

Publicidade