BOLSONARISTAS RADICAIS

Autoridades repudiam invasão ao Congresso e STF

Políticos condenaram a movimentação e chegaram a considerar o feito um ato terrorista.

autoridades-repudiam-invasao-ao-congresso-e-stf
Bolsonaristas radicais invadiram prédios do Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (Crédito: Reprodução)

Autoridades brasileiras se manifestaram sobre a invasão aos prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) por bolsonaristas radicais. Depois de entrar em confronto com a polícia, os manifestantes venceram as barreiras e passaram a depredar os prédios dos poderes.

Publicidade

Políticos condenaram a movimentação e chegaram a considerar o feito um ato terrorista. Dentre as reclamações, alguns responsabilizaram o governo do Distrito Federal pela ação tardia na contenção dos populares e compararam o posicionamento da força policial com o de eventos anteriores.

O site Perfil compilou algumas das declarações mais relevantes, confira abaixo:

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se pronunciou e disse estar em contato com o governo do Distrito Federal e deu um parecer sobre o andamento da mobilização das forças policiais depois da invasão.

Publicidade

O Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, foi um dos primeiros a se pronunciar sobre a ação da polícia na movimentação. “Cenas lamentáveis agora na Esplanada dos Ministérios. Determinei ao setor de operações da SSPDF, providências imediatas para o restabelecimento da ordem no centro de Brasília”, declarou.

Políticos e outras autoridades questionaram a lentidão no posicionamento de Torres. Sâmia Bomfim, deputada federal eleita por São Paulo, respondeu “Agora? É uma tragédia anunciada. Há meses se organizam para esta ação e o senhor foi totalmente conivente com o golpismo. Que você seja responsabilizado junto aos golpistas!”. O tom das manifestações sobre o posicionamento tardio do Secretário seguiu a mesma linha da deputada.

Publicidade

O presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira, fez uma sequência de tuítes em que caracterizou as manifestações como um ataque à democracia e ainda defendeu que o Congresso sempre esteve aberto àqueles que quiseram se manifestar de forma pacífica.

Autoridades internacionais também estão começando a se atentar ao ataque ao Congresso e ao Supremo. O presidente do Chile, Gabriel Boric, lamentou o caso em seu perfil no Twitter. “Ataque inapresentável aos três poderes do Estado brasileiro pelos bolsonaristas. O governo brasileiro tem todo o nosso apoio diante desse covarde e vil ataque à democracia”, escreveu.

O presidente argentino, Alberto Fernandez, também publicou no Twitter mensagens de repúdio ao ataque bolsonarista. “A democracia é o único sistema político que garante as liberdades e nos obriga a respeitar o veredicto popular. Aqueles que tentam desrespeitar a vontade da maioria ameaçam a democracia e merecem não só a sanção legal correspondente, mas também a rejeição absoluta da comunidade internacional”, começou.

Em seguida, Fernandez demonstrou seu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Quero expressar meu repúdio ao que está acontecendo em Brasília. Meu apoio incondicional e do povo argentino a @LulaOficial diante dessa tentativa de golpe que vocês estão enfrentando.” 

O argentino ainda continuou e incitou outros países do Mercosul a apoiar o Brasil neste momento de ataque à democracia.Como presidente de #CELAC e #MERCOSUR , alerto os países membros para que nos unamos nessa inaceitável reação antidemocrática que tenta se impor no Brasil. Demonstremos com firmeza e unidade nossa total adesão ao Governo eleito democraticamente pelos brasileiros encabeçado pelo presidente @LulaOficial.” 

“Estamos juntos com o povo brasileiro para defender a democracia e não permitir #NuncaMás a volta dos fantasmas golpistas promovidos pela direita”, encerrou.

*Texto em atualização

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.