
Nesta sexta-feira (23), perfis nas redes sociais de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) viralizaram um trecho da entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Programa do Ratinho, no SBT, no qual o petista afirma que o atual presidente tem um “jeitão bruto, de capiau do interior de São Paulo”.
Para os bolsonaristas, a fala indica que o petista “trata os moradores de SP com desdém e preconceito”.
A fala ocorreu depois de uma pergunta do apresentador Ratinho sobre as vacinas anticovid. Lula fazia críticas a Bolsonaro pela resposta do governo à pandemia. “Ele não comprou porque ele não acreditava na vacina no começo, Ratinho. Ele zombava da pandemia, brincava. É uma estupidez de alguém que é um pouco ignorante e é o que ele é mesmo. Aquele jeitão bruto dele, de capiau do interior de São Paulo”.
Filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos- RJ) asseguraram as críticas à fala de Lula.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
“Água Batizada”
Bolsonaro também usou o episódio para criticar Lula. O presidente fez alusão a um suposto consumo de bebida alcoólica e disse que a causa das falas do candidato Lula é muita “água batizada”.
– Mula acha que o programa Casa Verde e Amarela, que já entregou mais de 1,2 milhão de moradias às famílias humildes desde 2019, obriga as pessoas a pintarem suas casas de verde e amarelo. E ainda diz que é o povo do interior de São Paulo que é ignorante. É muita água batizada!
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) September 23, 2022
Íntegra do Trecho Polêmico
Lula: “Deixa eu te falar uma coisa. Eu nunca disse que Bolsonaro era responsável pela pandemia. A pandemia foi um fenômeno da natureza, foi uma revolta da natureza contra o desmancho que nós seres humanos estamos tendo com relação ao planeta.
“O que o Bolsonaro cometeu de errado? O Bolsonaro, você sabe que ele é meio ignorantão. Ele é meio chucro. Ele até falou para você. Ora, ele poderia ter montado um comitê de crise, poderia ter ouvido a Saúde, ouvido o conselho mundial de saúde, poderia ter montado um conselho com os principais secretários de saúde dos Estados brasileiros e poderia ter comprado a vacina na hora certa. Ele ficou brincando, ficou tripudiando.”
Ratinho: “Mas tinha vacina? Eu perguntei para ele.”
Lula: “É claro que tinha. O Brasil foi um dos primeiros países a receber oferta de vacina. Ele não comprou porque ele não acreditava na vacina no começo, Ratinho. Ele zombava da pandemia, brincava. É uma estupidez de alguém que é um pouco ignorante e é o que ele é mesmo.
Aquele jeitão bruto dele, de capiau do interior de São Paulo”.