O tucano Eduardo Riedel (PSDB) derrotou o deputado estadual Capitão Contar (PL) pela disputado pelo governo do estado do Mato Grosso do Sul. Com 100% das urnas locais apuradas, Riedel venceu com 56,9% dos votos válidos, um total de 808.210 votos.
No Mato Grosso do Sul, Riedel se projetou com apoio da ex-candidata a presidente, Simone Tebet (MDB), enquanto Contar foi para o segundo turno com o apoio de Jair Bolsonaro (PL), que foi provocado pro Soraya Thronicke (União Brasil). A candidatura de Contar gerou uma ruptura no PL do estado, visto que o partido estava na coligação do PSDB.
Parabéns ao @EduardoRiedel_! Desejo sucesso para trazer ainda mais desenvolvimento e fazer o melhor pelo povo do meu querido Mato Grosso do Sul.
— Simone Tebet (@simonetebetbr) October 30, 2022
Com a chegada do segundo turno, Bolsonaro se declarou neutro em relação a disputa. O “desempate” veio com a ex-ministra da agricultura, Tereza Cristina, que apoiou o tucano.
Riedel é filiado ao PSDB há 19 anos e empresário ligado ao agronegócio. Presidiu a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul), foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além de ter sido secretário estadual de Governo e de Infraestrutura.
Enquanto Contar é militar formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), deputado federal e presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa.