Polêmica

Lula decide não divulgar versão final de plano de governo

Alguns nomes do mercado não viram a decisão de adiar a divulgação do programa de governo com bons olhos.

Lula decide não divulgar versão final de plano de governo
Candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Crédito: Heuler Andrey/Getty Images)

O núcleo de campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não divulgar a versão final do plano de governo para não criar polêmicas na reta final do primeiro turno. A equipe avalia que informações do programa de governo poderiam ser usadas contra Lula.

Publicidade

O planejamento inicial da campanha previa o lançamento do programa em setembro, antes do final do primeiro turno. Porém, a estratégia mudou e a justificativa apresentada é que o plano de governo ainda está sendo montado e recebendo sugestões para a sua finalização.

Alguns nomes do mercado não viram a decisão de adiar a divulgação do plano de governo com bons olhos, isto porque Lula ainda não esclareceu o que estará incluso no teto de gastos públicos e também como fará para financiar a continuidade do Auxílio Brasil de R$ 600.

Em defesa do candidato petista, sua equipe destacou os movimentos recentes da campanha para reforçar o compromisso com a responsabilidade fiscal, como o encontro com o ex-ministro Henrique Meirelles, homem respeitado no mercado. Após este encontro, a repercussão foi positiva: o dólar caiu e a bolsa subiu.

É importante lembrar que os planos de governo dos candidatos estão disponíveis no site Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.