Ausência

Mais de 1,2 milhão de eleitores justificaram voto pelo e-Título

O Brasil tem mais de 156 milhões de eleitores.

Mais de 1,2 milhão de eleitores justificaram voto pelo e-Título
(Créditos: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Às 8h deste domingo (2), começaram oficialmente as eleições gerais de 2022 no Brasil. O TSE informou que foram registradas pelos eleitores cerca de 1.284.859 justificativas de ausência nas eleições de 2022 pelo aplicativo e-Título até as 13h10 deste domingo (2).

Publicidade

Pela geolocalização da ferramenta, a maior parte das justificativas se concentra no Brasil, embora países da Europa e os Estados Unidos também tenham uma quantidade significativa de ausentes.

O voto é facultativo para menores de 18 anos, maiores de 70 e pessoas analfabetas. Para todos os outros, é de natureza obrigatória.

O Brasil tem mais de 156 milhões de eleitores que votarão para a escolha de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República, além de outros 697.000 no exterior aptos a votar para Presidência da República.

As urnas eletrônicas ficaram abertas nas seções eleitorais de todo o país até 17h, pelo horário de Brasília.

Com divulgação neste sábado (1), a pesquisa Quaest mostrou Lula (PT) à frente com 49% dos votos válidos no primeiro turno, seguido por Bolsonaro, com  38%. A pesquisa Ipec mostrou Lula com 51% dos votos válidos e Bolsonaro com 37%. Já o Datafolha trouxe Lula com 50% das intenções de votos válidos, e Bolsonaro, 36%.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.