SEGURANÇA DO PLEITO

Observadores participam de palestras de preparação para as eleições

Palestra foi ministrada por juízes do STF e autorizada pelo TSE.

Observadores participam de palestras de preparação para as eleições
Observadores estão sendo preparados para garantir transparência no processo eleitoral (Créditos: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE)

O grupo de observadores internacionais das Eleições 2022 participou hoje (30) à tarde de um painel do seminário voltado para discussão sobre os aspectos do pleito brasileiro. Os observadores estão reunidos em Brasília e vão acompanhar a votação no domingo (2).

Publicidade

No último painel do dia, os observadores acompanharam uma palestra de cientistas políticos e especialistas em comunicação estratégica sobre o cenário político do país e do processo eleitoral.

A delegação também fez uma visita ao Senado, onde foram recebidos pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. No Congresso, a comitiva participou de uma palestra sobre o funcionamento do processo legislativo no Brasil.

Pela manhã, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia participaram do seminário.

Lewandowski destacou a “facilidade para votar, extrema simplicidade na expressão do voto”. Ele acrescentou que outra vantagem é a rapidez com que se sabe o resultado da votação. “Isso pacifica o país”, garantiu.

Publicidade

A ministra Cármen Lúcia discursou em seguida abordando os “desafios da democracia no mundo e na América Latina”.

A participação de observadores no pleito foi autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com objetivo de garantir a transparência e segurança do pleito, além de aprimorar o sistema eleitoral brasileiro.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.